Diagnóstico precoce para câncer é tema de Setembro Dourado

Publicada em 07/08/2018 às 18:13

O mês “Setembro Dourado” é dedicado para o incentivo ao diagnóstico precoce dos casos de câncer infanto-juvenil. Para tratar do assunto, a Prefeitura de Jundiaí e o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) abordarão o tema com ações na Rede de Saúde além de atrair a região para a temática. O mês ainda contará com a assinatura de contrato no valor de R$ 155 mil entre a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a instituição para garantir o atendimento integral aos pacientes com câncer.

Na última semana, o Hospital do Grendacc conquistou o credenciamento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) exclusiva de oncologia pediátrica, situação que possibilita o recebimento de repasses federais para ajudar a custear o atendimento das mais de 470 vidas contra o câncer ou doenças hematológicas, nas várias fases do tratamento.

O Prefeito Luiz Fernando Machado  e o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera se reuniram, na tarde de segunda-feira (6), no Gabinete do Paço Municipal, com a presidente do Grendacc, Verci Bútalo, para tratar das ações para o mês. “ A ação para o Setembro Dourado fortalece a discussão sobre a doença. O Grendacc é uma instituição com mais de duas décadas dedicadas ao cuidado de crianças e jovens que lutam contra o câncer. O credenciamento conquistado na última semana, e reconhecido pelo Ministério da Saúde, – que habilita a instituição para ingressar na rede oncológica do Estado -, ressalta a importância do trabalho e a necessidade de se falar sobre o assunto de maneira regional. O contrato no valor de R$ 155 mil entre a Prefeitura e a instituição, garante o cuidado integral para crianças e adolescentes com câncer que demandem atendimento ambulatorial e hospitalar”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. O encontro contou com a presença do deputado federal, Miguel Haddad.

Para marcar o mês como Setembro Dourado, serão feitas várias ações de maneira integrada entre a entidade e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). “A distribuição de material informativo será feita pelo Grendacc nos equipamentos da UGPS. O câncer é uma doença em que o diagnóstico precoce é fundamental. Nossa rede de atendimento garante o cuidado para os pacientes”, argumenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

 

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/08/07/diagnostico-precoce-para-cancer-e-tema-de-setembro-dourado/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br