Semana do Bebê: comunidade recebe orientações sobre alimentação saudável (em reendição)

Publicada em 06/08/2018 às 12:37

Durante a Semana do Bebê e da Amamentação Materno, iniciada no dia 1º e que se encerra na terça-feira (7), as Unidades de Gestão de Educação (UGE), Promoção da Saúde  (UGPS) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizam atividades para fomentar o tema “Amamentação é a base da vida”. Entre palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades interativas, o cenário envolvendo a Primeiríssima Infância (entre 0 a 3 anos) é abordado em todos os aspectos necessários para a gestação das mães e desenvolvimento das crianças. Jundiaí lançou na noite de terça-feira (31) o selo Amamenta Jundiaí de incentivo à amamentação, que será implantado em todos os equipamentos de saúde.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram realizadas oficinas de massagens como a ‘Shantala’, direcionada para bebês e a ‘Toque de Borboleta’, para crianças e até adultos. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Edward Aleixo, no bairro Fazenda Grande, realizou atividade pela Semana do Bebê e Semana do Aleitamento Materno, com foco na alimentação saudável para crianças entre 0 a 3 anos.  Jhennifer Giovanna de Andrade Silva, 19 anos, é mãe de um bebê de um ano e nove meses. “A amamentação até agora, para minha filha, é garantia de nutrição. Quando fica doente, não aceita nenhum tipo de alimento. Somente o leite materno.  O médico me disse que a recuperação é rápida por ela não ficar abatida, pois conta com a oferta de leite”, comenta a mãe, que participou da conversa na tarde de ontem, na escola onde a criança está matriculada.

A nutricionista da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Rita Stringari, articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância em Jundiaí, foi a responsável pela roda de conversa com a comunidade presente à EMEB. “O aleitamento materno é o primeiro alimento a ser fornecido para os bebês e é incentivado até os 2 anos de idade. O lançamento do selo, durante a abertura da Semana do Aleitamento e Semana do Bebê, ressalta o engajamento da administração municipal a favor do aleitamento. Nas escolas municipais existem espaços específicos para o acolhimento das mães para a oferta do leite aos filhos. Mas pensar em alimentação saudável também determina os próximos passos, ou seja, a oferta de comida natural, para garantir o bom desenvolvimento das crianças, evitar a obesidade e promover a saúde”, comenta.

De acordo com a diretora da EMEB, Kelly Jane Laura Barros, o incentivo às boas práticas alimentares é realizado na unidade. “O encontro mobiliza a comunidade escolar e do próprio bairro sobre a importância da alimentação na primeira infância. A conscientização promove qualidade de vida. A escola está reorganizando a horta escolar para que os alunos tenham acesso ao cultivo dos legumes e verduras, despertando o interesse. Essa iniciativa faz parte do programa de Enfrentamento da Obesidade que vem sendo realizado na cidade, de forma multiplataforma”, explica.

Amamentação

Nas unidades escolares que atendem crianças entre 0 e 3 anos, o trabalho de incentivo ao aleitamento materno é realizado com o canto da amamentação, espaço montado para propiciar conforto para mães e crianças para a amamentação. Na EMEB Wilma Nalim Fávaro, a diretora Cleane Aparecida dos Santos, destaca a importância do espaço. “Estamos, atualmente, com uma mãe amamentando o filho, fazendo uso do espaço. Além disso, existe, dentro da política de alimentação, a possibilidade de as mães trazerem o leite materno para ser ofertado aos pequenos”, comenta.

Fabiana Veloso de Souza é mãe de Rafael Souza, 5 meses. Ainda nas semanas de adaptação, o bebê recebe o aleitamento materno. “Vou continuar a oferecer o leite enquanto ele quiser ou enquanto eu ainda tiver. O canto da amamentação é um incentivo a mais para que continuemos a oferecer o leite para os nossos filhos”, comenta.

 

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/08/06/semana-do-bebe-comunidade-recebe-orientacoes-sobre-alimentacao-saudavel-em-reendicao/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br