Vacinação contra a raiva para cães e gatos começa dia 13

Publicada em 30/07/2018 às 18:02

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, no próximo dia 13 de agosto. A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 01 de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. “Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos”, comenta o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem).

A vacina será aplicada em 156 postos, sendo 93 fixos, localizados nas áreas urbanizadas do município, com endereço e horários de início e término pré-determinados, e 63 postos itinerantes, distribuídos nas zonas rurais. “Para vacinar o seu animal nos postos itinerantes, o munícipe deve mantê-lo contido e ficar atento à passagem da equipe, que ocorrerá a qualquer momento do dia e horário determinado. Por isso, é importante ficar atento. O alerta também é válido para os postos fixos, em que há a necessidade de levar o animal até um dos endereços, nos horários discriminados”, detalha o veterinário.

Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para conferir onde estão os postos, basta acessar o link.

Como levar seu animal
O veterinário lembra que todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa.

Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa.

Não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/07/30/vacinacao-contra-a-raiva-para-caes-e-gatos-comeca-dia-13/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br