DAE é selecionada para projeto sobre redução de perdas e eficiência energética

Publicada em 24/07/2018 às 10:08

A DAE Jundiaí é uma das dez empresas escolhidas para participar do ProEESA (Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água), organizado pela Agência Reguladora Ares-PCJ. O programa tem duração de um ano e o objetivo é a formatação, ao final, do Plano de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.

Pela DAE, participam os servidores Leandro Ferro, gerente de Eletromecânica e Operações, Osmar Aparecido Raphael, gerente de Controle de Perdas, e Fernanda Calheiros, chefe da Seção de Perdas. O projeto prevê aulas em diversas cidades, entre as quais Jundiaí, cuja visita está agendada para janeiro de 2019.

“São dez encontros e o mais interessante é a troca de conhecimento. Às vezes, as técnicas são as mesmas, mas a forma como cada concessionária de saneamento as aplica pode ser mais eficiente, garantindo melhorias”, avalia Osmar Raphael.

O comprometimento da DAE nestes setores e os indicadores foram relevantes no processo de seleção. Na área de controle de perdas, a empresa contabiliza cerca de 32% de perdas totais, sendo menos de 10% de perdas reais; possui um Plano Diretor de Controle de Perdas de Água e trabalha com a setorização e instalação de macromedidores pela cidade.

Já no setor elétrico, a DAE é reconhecida pela redução na emissão de gás carbônico, ação possível graças à compra de energia de fontes incentivadas, por meio do sistema de “mercado livre”. A empresa também desenvolve ações para melhoria da eficiência energética e operacional de suas unidades, iniciativas que agora integrarão o plano a ser elaborado.

Para Leandro Ferro, pensar em perdas de água e eficiência energética de modo conjunto é um ganho para a empresa. “A eficiência energética depende de vários setores da DAE, desde a engenharia nos projetos até a manutenção e operação das unidades e redes. Tudo influencia no consumo de energia”, avalia.

Parceria Brasil-Alemanha

O ProEESA é realizado pelos governos do Brasil e da Alemanha, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Em 2018, integram o grupo a DAE Jundiaí, Companhia Ituana de Saneamento, SAAE Sorocaba, DAE Americana, SAEP Pirassununga, SAAEB Brotas, SAAE São Carlos, CODEN Nova Odessa, SAAE Porto Feliz e COMASA Santa Rita do Passa Quatro.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/07/24/dae-e-selecionada-para-projeto-sobre-reducao-de-perdas-e-eficiencia-energetica/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br