Sarampo: Campanha imunizará crianças entre 1 ano a 4 anos

Publicada em 23/07/2018 às 11:47

Apesar de ser uma dose constante na rotina diária de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs),  da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os dias 4 e 31 de agosto será realizada Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças entre 1 ano a 4 anos de idade. Nesse período, toda criança na faixa etária que for levada à UBS será imunizada, independente de a carteira vacinal estar em dia. Essa estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo intensificar a vacinação, reduzindo a circulação do vírus entre a população. A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose.

“Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral – destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC) – registrada até maio de 2018, de 88% da população de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. A SRC demanda duas doses para a imunização (12 meses e 15 meses). A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença, por isso, todas as crianças na faixa etária de 1 a 4 serão vacinadas. Os adultos devem manter a imunização atualizada. Para saber se existe a necessidade de se vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a carteira de vacinação para a avaliação. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de funcionamento”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.

No dia 4 de agosto as UBSs Morada das Vinhas, Tamoio, Novo Horizonte e Vila Rami funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a oferta das doses para as crianças, conforme determinado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Já no ‘Dia D’, organizado para o dia 18, todas as UBSs (exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h. A Campanha também atualizará as doses vacinais contra Poliomielite para essa população.

Imunização
A vacina contra o sarampo é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade. A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto,quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/07/23/sarampo-campanha-para-criancas-sera-no-dia-6-de-agosto/
Leia mais sobre , , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br