Programação cultural de agosto será como tema o “Mês do Patrimônio”

Publicada em 23/07/2018 às 18:12

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) irá realizar em agosto o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. Além do anúncio das novidades e lançamentos dos programas, as atrações da programação cultural serão todas temáticas, como o Domingo no Parque do dia 12, das 9h às 17h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), e o Sexta no Centro do dia 17, das 18h às 22h na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto).

CONFIRA O SITE DO EVENTO

A abertura oficial será no dia 04 de agosto, sábado, a partir das 9h, no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Além da apresentação da programação, o evento irá contar também com um debate sobre Políticas Públicas, preservação e planejamento urbano no Município, com a mediação de Francisco Carbonari e os debatedores Araken Martinho e Antônio Panizza.

Novidades
Como parte do Mês do Patrimônio, a UGC irá também lançar os seguintes programas: o Passaporte Cultural “Guardiões do Patrimônio”, que será realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e incentivará a visitas dos alunos aos equipamentos públicos municipais; o “Patrimônio 360”, que promoverá as visitas virtuais aos equipamentos culturais, como já está disponível ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão desde novembro do ano passado; e o programa “E também por mim Jundiaí tornou-se grande”, numa pareceria coma TVTEC, que irá colher depoimentos de personalidades de destaque em Jundiaí.

Também integradas ao Mês do Patrimônio estarão a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no Complexo Fepasa nos dias 10 e 11 de agosto, e o 6º Simpósio de Patrimônio Material e Imaterial, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) e Universidade Paulista (Unip), também no Complexo Fepasa. Para o Simpósio, serão aceitas em breve inscrições para pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos científicos.

Fazem também parte da programação de discussões e palestras da programação uma reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) com o tema “Reconhecimento dos Processos Imateriais”, no dia 07, às 19h, na Sala B1 do Complexo Fepasa; a Câmara Técnica conjunta da UGC com o Compac, com discussão das Zonas Especiais de interesse histórico cultural do Plano Diretor Municipal, no dia 14, em local e horário a definir; e uma palestra sobre “O direito ao passado: Memória, Patrimônio Histórico e Cidadania”, com a professora drª. Ângela Salvadori, na Sala dos Relógios do Complexo Fepasa, no dia 16, a partir das 19h30.

Já no domingo (26), a partir das 10h, será realizada a segunda edição do Passeio Ciclístico da Rota Turística Centro Histórico, lançada no ano passado.

O encerramento da programação será no dia 31 de agosto, às 10h, com a “Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama”. Os interessados no passeio encenado pelo teatro centenário devem se inscrever gratuitamente no telefone 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/07/23/programacao-cultural-de-agosto-sera-como-tema-o-mes-do-patrimonio/
Leia mais sobre , , , , , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br