CECCO oferece palestra sobre plantas alimentícias não convencionais

Publicada em 05/07/2018 às 17:21

Nutritivas, porém não conhecidas. Assim são as Pancs  (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tema de palestra que será realizada no dia 11 de julho, às 10h, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração De Renda (CECCO). O objetivo é enriquecer a alimentação, de forma fácil, barata e saborosa, já que as espécies são encontradas em quintais, terrenos baldios e canteiros.

Por serem plantas que surgem em locais de forma espontânea, são mais resistentes, dispensando o uso de agrotóxicos. “Essas plantas são ricas em nutrientes e enriquecem a alimentação da população de forma barata e saborosa”, argumenta a nutricionista Rita Stringari, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Estima-se que existam 10 mil espécies com potencial alimentício no País e que não são exploradas.  Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), somente 30 espécies de plantas fornecem 95% da demanda humana por comida em um universo com mais de 30 mil variedades.   “A diversificação alimentar é importante, e as Pancs podem ser cultivadas. Por exemplo, a ora-pro-nóbis e a araruta são algumas das centenas de Pancs que são encontradas em qualquer cantinho de terra e são ricas em nutrientes”, detalha a nutricionista.

Assistido pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas, José Antonio Gomes Cardoso Gonçalves, 50 anos, ele faz terapias integrativas na horta do Cecco. “Trouxe uma muda de caramoela, que é igual à batata. É muito saborosa e se faz do mesmo jeito que a batata. Até cozida com a carne. Essas plantas que nem todo mundo conhece são muito gostosas, e podem ser encontradas em qualquer lugar, mas é importante as pessoas conhecerem antes, para não correr o risco de comer de forma errada”, comenta.

A palestra apresentará 10 espécies mais comuns em Jundiaí e não há necessidade de se inscrever antecipadamente para participar.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/07/05/cecco-oferece-palestra-sobre-plantas-alimenticias-nao-convencionais/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br