Saúde disponibiliza esquema especial de vacinação

Publicada em 03/07/2018 às 18:59

Para manter o atendimento para a população e evitar o desperdício de vacinas, a Vigilância Epidemiológica (VE) mantém esquema especial de vacinação para evitar o desabastecimento para as doses de DPT e de pólio oral, que não foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no quantitativo necessário para suprir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente. O esquema montado disponibiliza a oferta durante o mês inteiro, de forma escalonada, para garantir o acesso da população.

De acordo com informações da VE, a vacina tríplice DPT (difteria, a coqueluche e o tétano) não foi entregue na grade do mês de junho, portanto, o atendimento é feito com o estoque municipal do mês anterior. O frasco (de 10 doses), após aberto, deve ser usado em 15 dias. Para evitar perdas, foi estabelecido cronograma de oferta, conforme tabela abaixo. Essa vacina é produzida pelo Instituo Butantã e só é aplicada duas vezes na vida da criança (aos 15 meses e 4 anos).

A pólio oral, também aplicada aos 15 meses e 4 anos, está com estoque reduzido. A SES informou que existe a expectativa de reposição do estoque até o final do mês de julho. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, não haverá falta de vacina. “Teremos a vacina oral de poliomielite (VOP) disponível toda semana em várias UBSs. O esquema para a DPT prioriza a oferta em locais com fácil acesso para toda a população”, ressalta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/07/03/vigilancia-epidemiologica-disponibiliza-esquema-especial-de-vacinacao/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br