Programa auxilia no tratamento e prevenção das dores

Publicada em 22/05/2018 às 12:55

O Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco) está com inscrições abertas para o Programa Terapêutico “Alívio da Dor”. As atividades terão início na primeira semana de junho e contam com abordagem ampliada em relação aos grupos já existentes. A partir dos 10 encontros, os participantes conhecerão todas as ofertas de atendimentos na Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e encerrarão a participação com o encaminhamento para a continuidade no cuidado nos grupos específicos disponíveis pela Unidade Básica de Saúde (UBS) que pertencem.

“Dentro das propostas da reabilitação, estamos promovendo um programa terapêutico com foco no tratamento das dores com oficinas multidisciplinares envolvendo além da fisioterapia e educação física, a nutrição, psicologia, terapia ocupacional, farmácia e o médico de referência da unidade”, comenta a fisioterapeuta do Núcleo de Assistência e Saúde da Família (Nasf) Cristina Padoim. O primeiro encontro será no dia 07 de junho, às 10h, no Cecco, com 30 vagas disponíveis.

As aulas contarão com parte teórica, como palestras sobre nutrição, alimentos pró e anti-inflamatórios, além de exercícios que podem ser realizados em casa, auriculoterapia, fitoterápicos e reflexologia podal. “Ao final do grupo, os usuários serão encaminhados para a continuidade do cuidado em saúde, a partir dos grupos ofertados na regional a que pertence”, comenta.

Menos dores

Regina Aparecida Pagnocca, 70 anos, começou a participar das atividades do grupo da dor da UBS Anhangabaú, há três meses. “Quando temos  mais de 50 anos, precisamos manter o corpo em atividade, para evitar as dores. Comecei a participar por sentir as dores no corpo, principalmente após esforço ou movimentos errados”, conta. Ela está satisfeita com o resultado. “Pelo grupo, a gente aprende as formas corretas de se movimentar e ainda mantém o corpo ativo”, detalha.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/05/22/programa-auxilia-no-tratamento-e-prevencao-das-dores/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br