Assessoria participa de mutirão de retificação de registro civil

Publicada em 19/05/2018 às 08:58

Na manhã de quinta-feira (17), a assessora de Políticas para Diversidade Sexual, Kelly Galbieri, participou do mutirão de retificação de registro civil das pessoas transexuais, ação realizada pela Defensoria Pública de Jundiaí a pedido da Assessoria. “O evento foi um marco porque Jundiaí foi uma das pioneiras na realização de um mutirão dessa natureza”, destaca Kelly.

Segundo a assessora, 27 pessoas foram atendidas e seis delas já deixaram o local com a nova certidão de nascimento constando seus nomes e gêneros. “Outras ações foram ajuizadas, uma vez que algumas pessoas presentes não são nascidas em Jundiaí e necessitam de uma ação judicial para terem seus direitos preservados, já que nem todos os cartórios do País fazem a retificação sem ação judicial”, explica Kelly.

Ainda de acordo com a assessora, a retificação é possível em Jundiaí porque a Justiça local publicou um Ato Normativo exigindo que os cartórios da cidade façam a alteração quando solicitada. “Não é mais necessário laudo psicológico ou psiquiátrico para ter o direito atendido”, acrescenta. A data foi escolhida porque ontem foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

Assessoria de Impresa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/05/19/assessoria-participa-de-mutirao-de-retificacao-de-registro-civil/
Leia mais sobre ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br