Número de alvarás para empresas cresce 68% em Jundiaí

Publicada em 17/05/2018 às 13:41

Em Jundiaí, cresceu o número de alvarás emitidos para empresas no primeiro trimestre deste ano em 68% em relação ao mesmo período de 2017. De acordo com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), entre janeiro e março de 2018 foram abertas 1.903 empresas no Município (12 indústrias, 492 comércios e 1.399 prestadores de serviço), ante 1.137 de janeiro a março do ano passado (13 indústrias, 272 comércios e 852 prestadores de serviço).

Desde o início de 2017, melhorar o ambiente de negócios na cidade, atrair novos investimentos e, desta forma, gerar emprego e renda para a população é uma das metas prioritárias da Administração. “Temos trabalhado intensamente para proporcionar a chance de as pessoas assumirem o protagonismo de suas vidas. Acreditamos que o estímulo ao empreendedorismo é uma boa forma de alcançar tal objetivo”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressalta que várias ações têm sido realizadas em busca de uma maior agilidade no processo de abertura de empresas em Jundiaí. “Podemos citar a criação, no ano passado, do GTT Competitividade, que visa a redução da burocracia, e o fortalecimento do programa Desenvolve Jundiaí, que objetiva agilizar os procedimentos administrativos de aprovação de empreendimentos”, pontua.

Outra ação relevante no fomento aos investimentos na cidade é o “Café com o prefeito”, iniciado em maio do ano passado. O projeto promove reuniões semanais entre o chefe do Executivo, gestores e representantes das maiores empresas instaladas em Jundiaí. “A ideia é entender as demandas de grandes empregadores e, desta forma, aproximar o Poder Público da iniciativa privada em favor do desenvolvimento do Município”, completa Parimoschi.

O diretor do Departamento de Comércio e Serviços, Júlio Cesar Durante, explica que, atualmente, é possível obter um alvará de funcionamento no mesmo dia do pedido. “Dependendo da atividade, se for uma empresa de baixo risco e que atende todos os requisitos da Prefeitura, o alvará é emitido no mesmo dia. Também existe a possibilidade de emissão imediata da certidão de uso de solo. E tudo pode ser feito de forma eletrônica”, salienta.

No caso de empresas um pouco maiores, o tempo médio de emissão de um alvará fica entre 5 e 10 dias. “O processo só é um pouco mais demorado quando a empresa precisa apresentar projeto, porque a agilidade, nesse caso, depende do empresário”, acrescenta o diretor. Segundo Durante, está em estudo a implementação do processo eletrônico para apresentação do projeto, que vai agilizar o processo também para empresas de grande porte.

Empregos

Somente com a chegada de grandes empresas à cidade em 2017, cerca de 1,7 mil postos de trabalho foram criados. Entre as novas marcas instaladas no Município estão a Pochet, Varian, Coexpan, Havan, Tauste, MRS, WAGO, Cavanna, Tenda e Voa SP.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/05/17/numero-de-alvaras-para-empresas-cresce-68-em-jundiai/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br