Cozinheiros da Educação participam de oficina sobre prevenção de dores

Publicada em 16/05/2018 às 18:37

A Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com a Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), iniciou nesta quarta-feira (16) uma oficina de cuidados e de prevenção de dores, voltada para cozinheiros da UGE. A iniciativa integra as ações do programa Escola Inovadora, de valorização dos profissionais.

A oficina foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. Foram abertas 80 vagas, e em torno de 60 cozinheiros se inscreveram.  Ao todo, serão três encontros, com atividades práticas e teóricas, ministradas pela fisioterapeuta Cristina Padoin e pelo educador físico Samuel Almeida, ambos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 4) da UGPS.

“Percebemos que era uma necessidade promover algo voltado para o cuidado da equipe. Para essa primeira turma, foi priorizada a participação de quem possui algum diagnóstico. A nossa preocupação é auxiliar, trazendo informações para a melhoria da qualidade de vida e também para a prevenção de doenças. Essa ação será expandida, a fim de atingir todos os cozinheiros. Uma nova turma está prevista para agosto”, explicou a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da UGE, Maria Angela Delgado.

De acordo com a fisioterapeuta, há dois anos o projeto terapêutico é realizado em Jundiaí, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em Centros Comunitários, com resultados positivos. “Essa será a primeira experiência com a Educação. Iniciamos discutindo o que é qualidade de vida e vamos tratar dos aspectos que envolvem as faces dolorosas, abordar a importância do estado emocional, físico e social, e trabalhar a conscientização corporal. Para este grupo específico, traremos exercícios terapêuticos relacionados às principais queixas: dores nos membros superiores e na região lombar. Nesses dois anos de projeto, temos relatos de pessoas que reduziram o uso de medicação e começaram a se olhar de maneira diferente, obtendo mais qualidade de vida”, destacou Cristina.

Aprovação

Além de técnicas para alongamento e relaxamento, os profissionais do NASF aplicaram auriculoterapia, também conhecida como acupuntura de orelha, para redução de dores e equilíbrio emocional.

“Está sendo maravilhoso. Eu não imaginava que seria algo tão interessante e bom. Estou na prefeitura há 28 anos e era disso que precisávamos. Algo voltado para nós, para a nossa vida”, comentou a cozinheira Elídia Basílio. Quem também aprovou foi o cozinheiro David Demétrio. “Gostei muito. Vai me auxiliar bastante. Vou ficar bom.”

A oficina continua na próxima quarta-feira (23), no Complexo Argos.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/05/16/cozinheiros-da-educacao-participam-de-oficina-sobre-prevencao-de-dores/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br