Educação lança premiações para educadores e alunos

Publicada em 09/05/2018 às 18:21

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) lançou nesta quarta-feira (09) o “Prêmio Jundiaí, Cidade Inteligente: Eu faço!” e o “Prêmio Educação Inovadora: Eu faço.” A cerimônia, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, foi realizada no Complexo Fepasa, com a participação de  mais de 350 educadores.

Inédita em Jundiaí, a iniciativa integra o programa Escola Inovadora, que tem entre os eixos a valorização dos profissionais da Educação e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos. As premiações também compõem as políticas públicas do município e têm parceria da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e da Rede Jundiaí de Cooperação.

“O objetivo é chamar a atenção para importância da valorização dos bons profissionais, peças-chave na formação dos alunos e mostrar para a cidade como o sistema municipal de ensino é rico. Além disso, estamos envolvendo rede privada, pública e alunos. Tenho certeza que encontrar um único projeto será pouco, pois temos excelentes profissionais, excelentes dirigentes e uma garotada iluminada que tem que ser potencializada”, destacou o prefeito.

Prêmios

Voltado a professores e diretores de escola da rede municipal, o “Prêmio Educação Inovadora: Eu faço”, visa reconhecer a relevância do trabalho dos profissionais na melhoria da qualidade do ensino da cidade. Nesta primeira edição, o tema está inspirado na frase de William Blake, “O infinito na palma da sua mão.” Os três primeiros colocados em cada subcategoria professor inovador e da categoria diretor inspirador receberão placa de menção honrosa e viagem internacional, viagem para o Nordeste e viagem às cidades históricas de Minas Gerais, respectivamente, com direito a acompanhante.

Já o “Prêmio Jundiaí, Cidade Inteligente: Eu faço!” tem como temática a frase “Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta”, de Carl Sagan.  O concurso objetiva introduzir nas crianças e nos jovens a cultura da ciência, da tecnologia e da inovação, despertando a curiosidade científica e instigando a criatividade para as soluções dos desafios do cotidiano e da cidade. Podem participar alunos dos Ensinos Fundamental 1 e 2 e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Jundiaí, sob a supervisão de um professor-orientador. Aos primeiros colocados em cada subcategoria serão ofertados notebook (1º lugares) tablets (2º lugares) e smartphones (3º lugares). Os vencedores também ganharão certificados e medalhas.

“Com mais essa novidade, estamos valorizando as boas experiências dos professores e dos diretores, exaltando o trabalho deles. E, ao incluir as crianças e os jovens, também queremos dar oportunidade para que despertem para tecnologia e ciência, mostrando ideias, experiências e incentivando o trabalho em grupo. Estamos muito felizes. A Escola Inovadora sai na frente mais uma vez, estimulando boas práticas e o novo jeito de fazer escola”, complementou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Aprovação

Para a diretora da Emeb Wilma Nalin Fávaro, Cleane Aparecida dos Santos, a iniciativa é positiva e vai movimentar a cidade. “Acho que é bem importante, ao valorizar seja o professor, o diretor ou o aluno. É uma possibilidade de ampliar horizontes e o universo cultural. Uma escola se faz com todos os atores que ali estão e com a comunidade do entorno, e sempre há algo de muito bom para se mostrar”, ressaltou.

As inscrições para os dois concursos estão abertas e podem ser realizadas até o dia 22 de junho, nos sites da Prefeitura de Jundiaí (www.jundiai.sp.gov.br) e da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (biblioteca.jundiai.sp.gov.br). Todas as regras estão disponíveis na Imprensa Oficial desta quarta-feira, a partir da página 50.

A cerimônia de anúncio dos vencedores e de premiação será realizada no dia 23 de outubro, às 19h, no Teatro Polytheama. Todos os prêmios serão patrocinados por empresas, por meio da Rede de Cooperação.

Também participaram do lançamento o vice-prefeito Antonio de Pádua Pacheco; o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante de Castro, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni; o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia; e a dirigente regional de ensino, Ludmila Maria Ludmila  Mendes.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 

 

 

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/05/09/educacao-lanca-premiacoes-para-educadores-e-alunos/
Leia mais sobre

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br