Terapia integrativa atrai público à UBS Caxambu

Publicada em 23/04/2018 às 18:13

Cerca de 50 pessoas participaram da oficina de kokedama, realizada na sexta-feira (20), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu. O sistema de cultivo foi apresentado como terapia integrativa, já que une a arte com a fitoterapia para plantas medicinais. A atividade faz parte das ações da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a disseminação dos conhecimentos sobre fitoterapia e a ampliação do uso para fins de complemento terapêutico entre os usuários da rede de Atenção Básica de Jundiaí.

De acordo com a farmacêutica Fernanda Lacerda Bastos, responsável pela oficina, o uso das plantas medicinais vai além dos chás, já conhecidos entre a população. “A fitoterapia tem por objetivo extrair todo o potencial das plantas em benefício da saúde. Existem técnicas corretas para aplicação. As atividades realizadas nas UBSs como oficinas e rodas de chá são difusoras desses conhecimentos. Já a kokedama é uma forma de cultivo, para qualquer ambiente, extremamente simples, não exigindo grandes cuidados. Como resultado, o usuário tem à disposição ervas frescas para uso, sem agrotóxicos e ainda pratica uma terapia”, argumentou.

Célia Jussara da Silva Malu foi, pela primeira vez, a uma oficina da UBS Caxambu. “Fiquei interessada por se tratar de cultivo de fitoterápico. É um assunto que pretendo me aprofundar. Cada vez mais os tratamentos naturais atraem as pessoas”, contou. Ela e outros usuários também apreciaram sucos e chás elaborados a partir do manjericão com abacaxi que foram servidos para os participantes.

Nos próximos meses, a mesma oficina será realizada em outros equipamentos da UGPS. A divulgação é feita pelas UBSs ou pelo site da Prefeitura de Jundiaí. O próximo tema a ser apresentado em fitoterapia na UBS Caxambu, no mês de maio, será “Plantas terapêuticas para o trato pulmonar”.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/04/23/oficina-de-kokedama-fitoterapica-atrai-bom-publico-a-ubs-caxambu/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br