Vacinação contra gripe começa na segunda-feira em todas as UBSs

Publicada em 19/04/2018 às 17:58
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) estima imunizar cerca de 100 mil pessoas contra gripe na campanha que será iniciada na próxima segunda-feira (23). Para facilitar o atendimento sem filas, foi feito um escalonamento, conforme priorização do Ministério da Saúde.  A vacinação terá o Dia D no dia 12 de maio, com atendimento em horário diferenciado em algumas UBSs. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, são estimadas cerca de 100 mil pessoas para serem imunizadas.
O escalonamento da oferta foi estabelecido pelo Ministério da Saúde e aplicado em todo o território nacional. A cidade já recebeu 37 mil doses para o atendimento, sendo que, a partir de 23 de abril, o início será para a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais (inclusive os que completam 60 anos até o dia 31/12/2018), trabalhadores da saúde e alunos dos cursos da área da saúde que estejam em estágio (mediante apresentação de documento que comprove a profissão ou o estágio). Posteriormente, será aberto aos alunos desses cursos que não estão em estágio.
A partir de 2 de maio serão vacinadas gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias. Já os portadores de doenças crônicas não transmissíveis (é preciso apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina), professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades (mediante apresentação de documento que comprove seu cargo na escola) serão imunizados a partir de 09 de maio.
Para aqueles que não fazem parte dos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, é importante se atentar aos cuidados com a higiene das mãos para evitar o contágio da doença, bem como não permanecer em locais fechados sem ventilação e, em caso de tosse ou espirro, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável para evitar a propagação do vírus.
Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/04/19/vacinacao-contra-gripe-comeca-na-segunda-feira-em-todas-as-ubss/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br