Projeto “Prefeito por um dia” é apresentado no Complexo Argos

Publicada em 02/03/2018 às 17:14

Representantes da Unidade de Gestão de Educação e de escolas privadas participaram, nesta sexta-feira (02), da apresentação do projeto “Prefeito por um dia”, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Jundiaí e pela equipe do Cidade em Jogo. A atividade ocorreu no Centro de Capacitação, no Complexo Argos.

A iniciativa visa envolver jovens estudantes em atividades que sejam voltadas para pensar a melhoria da cidade em que moram. O ponto de partida para o projeto é um jogo online e gratuito, desenvolvido pela Fundação Brava, com o Woodrow Wilson Center, onde o aluno se coloca no lugar do prefeito e consegue escolher quais políticas públicas gostaria de implementar em sua gestão. Após uma banca avaliar as ideias, a melhor será apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado e os ganhadores terão a oportunidade de acompanhar o chefe do Executivo em um dia de trabalho.

Em Jundiaí, as escolas estaduais Professora Deolinda Copelli de Souza, Dom Joaquim Carreira e Professora Maria de Almeida Schledorn iniciaram, nesta semana, a participação no projeto com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Do Sistema Municipal de Educação deve participar, neste momento a EMEB José Romeiro Pereira.

“O objetivo é expandir para escolas privadas e fazer uma adaptação para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. Ao ofertar essa ferramenta, queremos levar o jovem a refletir sobre os problemas do município e entender como funciona a gestão. Com isso, ele também compreenderá o seu papel como cidadão. Hoje, o Cidade em Jogo já foi acessado por mais de nove mil pessoas”, comenta a gerente de projeto da Bravo, Ana Dal Fabbro.

Experiência

A diretora do Ensino Fundamental da Unidade de Gestão de Educação, Ana Paula Freguglia, avalia como positiva a iniciativa e ressalta que será um projeto piloto, com perspectiva de expansão. “É um jogo que favorece o desenvolvimento de questões éticas, da responsabilidade com a gestão pública e que permite ao aluno compreender as consequências das decisões e que, como cidadãos, todos nós somos responsáveis pela gestão dos espaços públicos. É uma iniciativa bastante interessante”, frisou.

A previsão é que, em maio, a equipe ganhadora seja conhecida.

Foto: Divulgação

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/03/02/projeto-prefeito-por-um-dia-e-apresentado-no-complexo-argos/
Leia mais sobre ,