Curso de Polimento Automotivo é oferecido para jovens no Cecco

Publicada em 08/02/2018 às 18:13

Um total de 20 jovens assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps IJ) e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) participou do segundo módulo do Curso de Polimento Automotivo, ofertado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Com o objetivo de proporcionar não somente formação, como também restabelecer vínculos sociais, as aulas são realizadas duas vezes por semana, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco).

Thiago Alves, 18 anos, é um dos assistidos pelo Creas que participa do curso. Aprendendo a utilizar os produtos para limpeza, higienização e polimento de veículos, o jovem pensa em se firmar na atividade. “É um mercado que sempre tem atividade. Ainda não parei para fazer as contas de quanto é possível ganhar por mês, mas estou satisfeito. É um diferencial para a minha vida”, conta.

O educador Edivanilson Rodrigues de Carvalho é o responsável por ensinar aos jovens os detalhes de como deve ser feito o trabalho. “O curso é composto por 10 aulas, ministradas duas vezes por semana, por meio período por turma. É possível, com o que aprendem aqui, iniciar um empreendimento, já que podem fazer o serviço na casa do cliente”, comenta.

A oportunidade de emprego é apenas um dos frutos colhidos a partir do curso. De acordo com a coordenadora do Caps IJ, Janaína de Carvalho Santana Ermani, existem outros aspectos que são modificados na vida dos jovens a partir da participação no curso. “Mais que apenas um emprego, a sociabilidade, os vínculos que são formados e restabelecidos são fundamentais para o desenvolvimento humano. Alguns dos jovens que passaram pelo primeiro módulo conseguiram retomar o contato que haviam perdido com a família. Outros, a partir da formação do curso, complementam o currículo, antes sem qualquer formação”, detalha.

Projeto

O Curso de Polimento Automotivo foi ofertado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por de repasse de recurso do Ministério da Saúde (MS), feito após qualificação de projeto encaminhado pela equipe do CAPS IJ para o Edital de Reabilitação e Protagonismo do MS. “Este tipo de iniciativa parte do pressuposto que cuidado em saúde não se resume à ausência de doença, mas a um conjunto de condições que incluem a formação de vínculos, o sentimento de pertença social, o desenvolvimento de atividades que geram prazer, e a construção de projetos de vida”, explica o coordenador da Saúde Mental, Álcool e outras drogas da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.

Este tipo de oferta, completa o coordenado, “parte do pressuposto de que o cuidado em saúde não se resume à ausência de doença, mas a um conjunto de condições que incluem a formação de vínculos, o sentimento de pertença social, o desenvolvimento de atividades que geram prazer, e a construção de projetos de vida.”

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2018/02/08/curso-de-polimento-automotivo-e-oferecido-para-jovens-no-cecco/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br