Segurança: Olho Vivo tem aperfeiçoamento constante

Publicada em 15/12/2017 às 16:36

Referência no Estado de São Paulo, e também no país, a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), também conhecida como Olho Vivo, foi inaugurada em 2006 e registra, ao longo desse período, avanços significativos no combate à violência e criminalidade, inclusive nas situações envolvendo o trânsito. Inicialmente, a Central passou a funcionar com 18 câmeras interligadas. Hoje, conta com 178 câmeras de monitoramento instaladas em 37 pontos estratégicos.

Aperfeiçoar permanentemente os profissionais que atuam no setor especializado integra o Plano de Governo da atual gestão para a área da segurança municipal. As câmeras são controladas manualmente por profissionais especializados para um giro de 360 graus e zoom de até três quilômetros, com toda movimentação fiscalizada em tempo real, incluindo também o sistema OCR, que realiza a leitura, o reconhecimento ótico dos caracteres das placas dos veículos que adentram e circulam pelo município, registrando possíveis irregularidades (principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto), ou mesmo os adulterados (dublês).

“As câmeras de monitoramento acompanham situações específicas e também auxiliam no trabalho integrado para a comunicação com as forças de segurança municipal: polícias Civil e Militar. Em 2012 o Olho Vivo passou a integrar o Centro de Controle Operacional (CCO) da GMJ, tornando mais efetivo o trabalho realizado pela equipe de profissionais especializados. As câmeras da Central de Monitoramento são ferramentas de alta definição – com um grande número de ocorrências solucionadas a partir do registro de imagens”, destacou o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).

Sempre atento 

Mais do que “vigiar” os principais acessos ao município de Jundiaí, próprios públicos e locais com grande circulação de pedestres e motoristas, as câmeras oferecem muita qualidade de imagem (com perfeita nitidez), alta definição, eficiência e agilidade nas imagens captadas e transmitidas. A Central funciona 24 horas, de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados, integrada com o Centro de Operações Táticas (COT).

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: GM Guerino

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/12/15/seguranca-olho-vivo-tem-aperfeicoamento-constante/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br