Prontuários eletrônicos da Saúde entram em vigor até dezembro de 2018

Publicada em 17/11/2017 às 09:59

A Unidade e Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) já trabalha para colocar o sistema de prontuário eletrônico on-line em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até dezembro de 2018, conforme preconização do Ministério da Saúde. Trabalhando em três frentes, – sistema, internet, aquisição de equipamentos -, a administração municipal busca aumentar a eficiência no atendimento ao usuário, facilitando o acesso às informações dos mais de 390 mil pacientes em qualquer serviço de saúde da rede.

De acordo com o gestor interino da UGPS, Tiago Texera, a informatização dos prontuários é item do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual (PPA), com prazo de conclusão até dezembro de 2018, atendendo às normatizações do Ministério da Saúde.  A verba para aquisição de equipamentos necessários para o atendimento, como os computadores nos consultórios dos médicos – será proveniente de emendas parlamentares. Para a compra dos computadores, valor não deve ultrapassar R$ 500 mil. Já a interligação via internet dos serviços de saúde, se dará pelo uso da rede de ultra velocidade que está sendo implantada para atender a todos os serviços públicos da cidade.

A UGPS trabalha, juntamente com a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí, para desenhar a arquitetura de um novo sistema para abrigar os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema deverá ser integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município. De acordo com o diretor técnico da Cijun, Celso Monteiro da Siva, as UBSs mantém um banco de dados com o cadastro dos pacientes, informações sobre vacinas e medicamentos que estão tomando, porém, a anamnese das consultas ainda é feita em formulário impresso. “É essa parte do sistema que estamos estudando, junto ao Datasus, para verificar a integração. Essas informações são sigilosas e precisam ser tratadas com critérios de segurança internacional”, detalha.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/11/17/prontuarios-eletronicos-da-saude-entram-em-vigor-ate-dezembro-de-2018/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br