Comissão do Vetor Oeste conhece a Central de Câmeras da GMJ

Publicada em 10/11/2017 às 12:35

Com o objetivo de conhecer o sistema que controla o dia a dia nas regiões do município, as atividades operacionais da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – especificamente a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, também conhecida como Olho Vivo, e o OCR – integrantes da Comissão do Vetor Oeste da cidade visitaram a instituição.

Integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO), o setor foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 2006. Referência no Estado de São Paulo, a Central de Monitoramento caracteriza-se por apresentar um complexo sistema informatizado e com muita funcionalidade em suas ferramentas de alta definição, registrando avanços significativos no registro e acompanhamento das ocorrências atendidas na cidade, visando o combate à violência e criminalidade, inclusive as situações envolvendo o trânsito.

São 178 câmeras de monitoramento instaladas em 37 pontos estratégicos, controladas por profissionais especializados para um giro de 360 graus e zoom de até três quilômetros, com toda movimentação fiscalizada em tempo real, de segunda a segunda durante 24 horas, incluindo também o sistema OCR – a leitura, o reconhecimento ótico dos caracteres das placas dos veículos que adentram e circulam pelo município, registrando irregularidades (principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto), ou mesmo os adulterados (dublês).

O sistema instalado na GMJ encontra-se integrado com demais cidades, como Arthur Nogueira, Campinas, Cordeirópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste, Tatuí e Vinhedo, podendo ser futuramente ampliado para outros municípios, na medida que os mesmos adotarem o sistema. As câmeras de monitoramento são específicas para outros delitos, como em caso de pichação, e também auxiliam no trabalho das polícias Civil e Militar.

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: GGIM

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/11/10/comissao-do-vetor-oeste-conhece-a-central-de-cameras-da-gmj/
Leia mais sobre , , , , ,