Cultura nos Parques apresenta uma prévia do que será o Encontro de Corais

Publicada em 05/11/2017 às 13:48

Incentivar e aprimorar a participação de crianças, jovens e adultos na prática do canto coral: é com esta proposta que a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou na manhã deste domingo (5), no Parque da Cidade, a abertura do XXVIII Encontro de Corais de Jundiaí, com a presença do titular da pasta, Marcelo Peroni, que ressaltou a importância da proposta, uma prévia do que vai acontecer na próxima sexta-feira (10), a partir das 20h, quando o Teatro Polytheama abre oficialmente esta edição do Encontro.

“Estamos ampliando as possibilidades, promovendo apresentações além das salas de espetáculos como forma de atrair o público para espaços diferenciados, como o Parque da Cidade que hoje recebe dois corais de maneira bem descontraída. O intuito é mostrar o que está sendo realizado, o que existe em Jundiaí, despertando o interesse e novos talentos.

Os eventos incentivados por Lei também ganham espaço, fundamentais para a formação e a integração do público presente, oferecendo a escolha bem variada para o lazer e a cultura. O mês de novembro está recheado de opções, inclusive abordando a importância da igualdade racial, uma vez que no dia 20 de novembro celebra-se a Consciência Negra. A ideia é que a cultura seja disseminada em todas as suas possibilidades”, destacou Marcelo Peroni.

Sob a regência da maestrina Vasti Atique, duas apresentações marcaram o evento, promovendo a perfeita sintonia entre os coralistas e as variadas faixas etárias dos participantes: o Coral Municipal de Jundiaí e os Canarinhos da Terra, que interpretaram juntos “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha; além de outras composições apresentadas pelos grupos, muitas consagradas pelo público que arriscou soltar a voz, conferindo brilhantismo ao evento.

A produtora de conteúdo, Juliana Cristina da Silva Gaspari, e o médico Victor França Neves Romão, aprovaram a iniciativa de se realizar apresentações no Parque da Cidade. “Aqui a frequência de pessoas é muito grande, porém acreditamos que muitas delas ainda não presenciaram ou conhecem o trabalho de um coral. A ideia populariza, torna mais acessível, desperta o interesse. Nós aprovamos.”

Teatro portátil promoveu momentos de reflexão

A Companhia Pia Fraus levou ao Parque da Cidade a peça “Bichos Vermelhos” – baseada no livro da autora Lina Rosa, apresentando a lista de espécies ameaçadas de extinção (perto de entrar nela) da União internacional para a Conservação da Natureza. O espetáculo integra o Programa de Ação cultural (ProAC – ICMS) e defende a democratização do acesso à cultura por meio do lúdico e o criativo.

Fotos: fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/11/05/cultura-nos-parques-apresenta-uma-previa-do-que-sera-o-encontro-de-corais/
Leia mais sobre , , , , ,