Expectativa e alegria marcam o início da seletiva para as Olimpíadas Especiais

Publicada em 02/11/2017 às 17:09

Enfrentar novos desafios, superando as próprias limitações: assim foi realizada na tarde desta quinta-feira (2), no Parque Comendador Antônio Carbonari – o Parque da Uva –   a abertura oficial dos Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais – etapa São Paulo, com a participação de 160 atletas representando 19 instituições para a disputa que garantirá a participação na etapa nacional, a Special Olympics Brasil em 2018, no Rio de Janeiro, onde os classificados seguirão no ano seguinte para o evento maior em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Dentre os presentes na cerimônia de abertura e representando o prefeito Luiz Fernando Machado – incentivador da proposta -, estiveram o vice Antonio de Pádua Pacheco; o titular da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Antonio Trientini; a assessora especial de Projetos Esportivos, Elaine Sivi Machado; o diretor de Esporte Adaptado, César Munir de Almeida; a vice-diretora da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF), Bettina Ried; a educadora do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), diretora nacional e coordenadora global das Olimpíadas Especiais, Maria Teresa Leitão, também o presidente George Henry Castilho Millard.

Para o titular da UGEL, a realização da etapa estadual em Jundiaí é a concretização de uma proposta séria, um sonho. “Jundiaí é referência no trabalho que vem realizando principalmente graças ao Peama, que há 21 anos realiza um trabalho comprometido com a inclusão social. Ter a cidade escolhida para sediar os Jogos Estaduais é o reconhecimento, um privilégio; para que fosse possível contamos com o apoio do prefeito Luiz Fernando, o empenho decisivo da profª Maria Teresa, todo trabalho integrado dos profissionais da UGEL e o Time Jundiaí, com o envolvimento de 100 voluntários.”

Sobre a seriedade e determinação da proposta, a profª lembrou que “foram anos para que se tornasse possível. Hoje as pessoas com deficiência ganham cada vez mais espaço e incentivos para que possam superar as suas limitações. Ter a participação de Jundiaí neste certame, sediar uma etapa tão importante, é muito significativo.”

As competições terão início nesta sexta-feira (3), às 8h30, no Complexo Esportivo, Cultural e Educacional (CECE) Dr. Nicolino de Luca, o  Bolão, para as categorias: Atletas Saudáveis, Atletas Jovens e Atleta Líder. O último dia de provas acontece no sábado (4); além das disputas finais, serão realizados fóruns com familiares, premiação e cerimônia de encerramento.

“Vou nadar muito e vou ganhar!”

Com 17 anos de idade e atleta do Peama, o jovem Henrique Bueno Alves do Santos é muita animação: “nado desde criancinha, faço atividades com bola, futsal e atletismo. Quero vencer!”

Vale ressaltar que os atletas do Peama – ao todo serão 40 participantes que disputarão provas de natação e atletismo – têm a tradição de bons resultados na competição: e prometem repetir!

Assessoria de Imprensa PMJ

Fotos: fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/11/02/expectativa-e-alegria-marcam-o-inicio-da-seletiva-para-as-olimpiadas-especiais/
Leia mais sobre , ,