Próteses resgatam autoestima e promovem a saúde

Publicada em 01/11/2017 às 10:12

A perda dos dentes acarretam mais que somente o desgaste da autoestima. Com o passar do tempo, a mastigação fica comprometida e os problemas estomacais começam a comprometer a saúde. As próteses dentárias – total ou parcial removível – são oferecidas pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Neste ano, serão disponibilizadas 450 peças, que, no mercado custariam entre R$ 600 a R$ 2 mil cada.

Aos 76 anos, Maria de Lourdes da Silva, vivia há 12 anos com uma prótese rachada. “Incomodava, não conseguia mastigar direito. Passei pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e fui encaminhada para fazer uma nova prótese. Agora é vida nova. Temos que sorrir para a vida e aproveitar da melhor forma possível. A prótese nova me oferece uma nova vida. Até minha expressão mudou”, comemora a idosa, que precisou fazer poucos ajustes antes de receber os ‘novos dentes’ em definitivo.

De acordo com a gerente do CEO, Camila Barbirato Moreira, o CEO realiza 1,5 mil atendimentos por mês entre endodontia, periodontia, cirurgia, estomatologia e pacientes especiais. “O atendimento é feito por três profissionais especializados. A confecção das peças exige várias provas para que o aparelho não cause incômodo ao paciente, por isso, a entrega pode demorar mais de um mês, desde a primeira consulta com o especialista”, explica. Ainda de acordo com Camila, a falta da dentição completa compromete a saúde, por não realizar a mastigação completa dos alimentos, reduzindo a absorção de vitaminas.

O encaminhamento para o atendimento é feito a partir das UBSs. Segundo a gerente do CEO, é feita avaliação e, em contemplação do protocolo estabelecido pela coordenação da saúde bucal, o paciente é encaminhado para a consulta com especialista.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/11/01/proteses-resgatam-autoestima-e-promovem-a-saude/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br