Jogos +60 atraem frequentadores dos Complexos Esportivos

Publicada em 30/10/2017 às 10:13

A realização dos Jogos +60 em Jundiaí, em novembro, movimenta os frequentadores dos Complexos Esportivos da cidade. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Fundo Social de Solidariedade, Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Unidade de Gestão da Cultura (UGC), Unidade de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS), Escola Superior de Educação Física (ESEF) e Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosas (COMDIPI), é aberta ao público nascido até 1958 e servirá como oportunidade para a seleção de atletas para os próximos Jogos Regionais dos Idosos (JORI).

O evento será realizado no dia 25 de novembro e conta com as modalidades Bocha, Malha, Atletismo, Buraco, Damas, Dominó, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco e Xadrez. As competições serão realizadas no Complexos Esportivos Nicolino de Lucca (Bolão), Antônio de Lima e ESEF, a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de novembro. A ficha de inscrição pode ser obtida no site da Prefeitura de Jundiaí, mas deve ser entregue pessoalmente em um dos postos de recebimento (Bolão, Fundo Social de Solidariedade, Criju ou Ugel – Paço Municipal). Durante o feriado prolongado de Finados, as fichas poderão ser entregues no Bolão.

De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população acima de 60 anos soma, em Jundiaí, 49.387 pessoas, o que representa 12% da população estimada de 409 mil habitantes. Segundo levantamento da UGEL, cerca de 2,5 mil pessoas com mais de 59 anos praticam regularmente atividades físicas supervisionadas nos 20 CECEs e 19 Unidades de Apoio espalhadas pela cidade. “Temos muitas pessoas com mais de 60 anos que não fazem parte das atividades estabelecidas, mas praticam caminhada, corrida jogam em clubes. Os Jogos +60 são destinados para atrair essa população para a prática esportiva e, quem sabe, ampliar o time de atletas jundiaienses do JORI”, comenta o gestor da UGEL, Luiz Trientini.

Participantes

Adepta da ginástica e do pilates oferecidos pela Prefeitura de Jundiaí, Dirce Vila De Castro Bellodi, 64 anos,  se interessou em participar dos Jogos +60. “A prática de esporte é fundamental para os idosos. Deixa a gente ativa, melhora a cabeça e o corpo. Esses jogos são interessantes para a comunidade. Pela integração que oferece a oportunidade de fazer novos amigos. Quero participar no dominó. Já ganhei vários troféus na modalidade”, conta a idosa, orgulhosa das disputas já vencidas.

Sueli Aparecida Ribas Luz, 59 anos, e o marido Waldy Lucindo Luz, 66 anos, são frequentadores das aulas de ginástica da unidade de apoio da Vila Lacerda. “Não tomo nenhum remédio. Comecei a fazer ginástica porque não tinha vontade de levantar da cama. Depois que comecei, sou outra pessoa. Consegui trazer o meu marido agora, depois que os resultados dos exames dele apresentaram colesterol, diabetes e triglicérides”, comenta. Para ela, a realização dos Jogos +60 em Jundiaí, é uma forma de divulgar as atividades oferecidas gratuitamente.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/30/jogos-60-atraem-frequentadores-dos-complexos-esportivos/
Leia mais sobre , ,