Jovem de Futuro vai beneficiar adolescentes em busca do primeiro emprego

Publicada em 24/10/2017 às 18:43

Uma oportunidade que abriu outra porta. Assim, Anderson Henrique Rozendo da Silva, de 17 anos, definiu sobre a vaga no programa de aprendizagem Jovem de Futuro. “Soube do curso de Serviços de Supermercados, me inscrevi e hoje já estou contratado por uma rede de supermercados”, disse. No primeiro emprego formal, o garoto trabalhará como repositor de gôndolas. “Já trabalhei em alguns lugares para incrementar a renda, mas, agora, posso dizer que estou empregado de verdade. Além disso, vou me capacitar para executar melhor a minha função”, contou ele, que mora no Jardim Tulipas.

No total, 270 jovens em situação de vulnerabilidade social serão atendidos pelo programa Jovem de Futuro, lançado, nesta terça-feira (24), pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com o Senac Jundiaí. A aula inaugural ocorreu no auditório da instituição de ensino e reuniu, aproximadamente, 70 alunos. “Eu costumo dizer que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda. A ascensão social se dá por meio de oportunidades e nada mais apropriado que a qualificação profissional para que isso aconteça. Vocês sairão daqui ainda melhores e tenho absoluta certeza de que terão um destino brilhante”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com Vanessa Machado, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o programa executado de forma integrada oferece qualificação profissional, abre as portas para o primeiro emprego e, principalmente, contribui para a diminuição da evasão escolar: “Sabemos que muitos jovens abandonam os estudos em função do trabalho. Infelizmente, esta situação ainda é uma realidade. Mas, queremos mudar isso. Para participar deste programa, o interessado precisa estar devidamente matriculado na escola regular e comprovar, durante o processo de aprendizado, a frequência no curso e também na empresa na qual foi contratado”.

Durante o evento, Douglas Mondo, que é presidente do primeiro Conselho de Segurança (Conseg) de Jundiaí e um dos idealizadores do projeto, falou da felicidade em ver os jovens matriculados. “Há mais de 20 anos, em um grupo de amigos, pensamos na importância de uma ação como esta e começamos a lutar. Fizemos bastante, mas, hoje, ganhamos reforços e isso é muito bom. Ver esta ideia renascer e gerar mais vagas de ensino me deixa emocionado porque sei que ela transformará a vida de vocês”, disse ele.

Podem participar do programa Jovem de Futuro pessoas com idade entre 14 e 24 anos incompletos até a data de término do curso, residentes em Jundiaí e assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Central e dos bairros Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Novo Horizonte, Jardim Tamoio e Vista Alegre. “Nossas unidades já possuem um Banco de Talentos e por lá também faremos a inserção dos interessados neste programa”, explicou Nádia Taffarello, gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

A empresa que participa, além de cumprir com o seu papel de contratante do aprendiz na Legislação da Aprendizagem 10.097/00, torna-se parceiro na formação técnico-profissional, que terá duração de 17 meses. Neste ano, serão oferecidos três cursos: Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados e Serviços de Vendas. Em 2018, haverá também Serviços de Lanchonetes. “O Senac Jundiaí está de portas abertas e será uma honra desenvolver esta ação em parceria com a Prefeitura”, afirmou Mauro de Nardi Costa, gerente da unidade.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/24/jovem-de-futuro-vai-beneficiar-adolescentes-em-busca-do-primeiro-emprego/
Leia mais sobre , , , , , , , , , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br