Canil da GMJ recebe novos filhotes e reforça sua equipe de cães de trabalho

Publicada em 23/10/2017 às 17:50

Zork, Jacob e Thor são cães da raça pastor belga e chegaram recentemente ao Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). A preparação e o adestramento dos cães de trabalho cumprem as propostas para a área de Segurança Municipal, ao promover a capacitação e atualização permanente de seus condutores.

“Os k9 – como são conhecidos os cães de trabalho policial – são preparados com muito critério para garantir a segurança da população. A reposição dos cães se faz com a chegada de novos filhotes, é necessária para que a equipe fique sempre completa”, explicou o responsável pela Especializada Canil, o inspetor Alceu Marestoni.

Os cães de trabalho auxiliam no policiamento ostensivo, são dedicados, e após cumprirem as suas funções em parceria com o agente de segurança pública municipal finaliza quando o animal completa oito anos de atividades, compulsoriamente aos 10 anos: chega a tão merecida aposentadoria, e os cães são disponibilizados aos seus condutores. Sendo assim, a cada aposentadoria são necessários novos filhotes para a reposição, com o início de mais um processo de adestramento.

Hoje, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí conta com 14 cães trabalhadores: 11 pastores Belga Malinois; 2 Rottweilers e 1 Labrador; os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã, tanto no que se refere às táticas de adestramento para a atuação nas ruas no que diz respeito ao operacional, as ocorrências, como também para o showdog – os trabalhos socioeducativos.

“Os cães que chegam ao Canil da Guarda Municipal de Jundiaí passam por uma avaliação inicial, observando-se detalhes importantes do seu comportamento durante pequenas brincadeiras que são acompanhadas pelo inspetor Alceu, e o adestrador – condutor GM Marçal Bonança. O trabalho realizado com exemplares da raça pastor belga Malinois tem alcançado resultados plenamente satisfatórios na prevenção e combate à criminalidade”, ressaltou o GM Márcio Cristiano Camargo, responsável operacional.

O Canil da GMJ encontra-se à disposição para visitas com agendamento prévio.

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: GM Guerino



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/23/canil-da-gmj-recebe-novos-filhotes-e-reforca-sua-equipe-de-caes-de-trabalho/
Leia mais sobre , , , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br