Até agora, 70% se vacinaram contra a febre amarela; campanha segue na cidade

Publicada em 23/10/2017 às 18:12

A vacinação contra febre amarela em Jundiaí já imunizou, desde o início do ano, 208.133 pessoas, ou seja, 50,82% da população estimada em 409.497 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somado a isto, a  Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) estima que 20% da população já tenha se imunizado anteriormente, perfazendo o total de 70% de pessoas imunizadas. A meta é imunizar 95% da população.

Nesta semana, o funcionamento do posto avançado do Parque da Uva será encerrado na quarta-feira (25), mas a oferta de doses permanecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em algumas com atendimento em horário ampliado, direcionado ao locais com mortes de macaco confirmadas por febre amarela. Jundiaí não registra casos suspeitos ou confirmados da doença em humanos.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a campanha intensiva está prevista para ser encerrada nesta semana. “A imunização está sendo ofertada desde abril e, atingimos 70% da população imunizada, somando as doses aplicadas neste ano e a estimativa de vacinados anteriormente. É uma quantidade expressiva. Nem por isso, quem ainda não tomou a vacina deve deixar de se imunizar”, comenta.

Com o fechamento do posto avançado do Parque da Uva, que funciona somente até quarta-feira (25), das 9h às 15h e das 17h às 20h, o atendimento será direcionado às UBSs. A cidade já fez trabalho de contenção nas zonas rurais, com vacinação casa a casa, mutirões aos sábados e atendimento expandido. E, nesta semana, manterá atendimento em horário ampliado exclusivo para a imunização (das 17h às 20h contra febre amarela nas UBSs Vila Rami, Caxambu, Hortolândia, Tamoio e Agapeama  de segunda (23) a sexta-feira (27), até 20h. A UBS Eloy Chaves funcionará entre terça (24) e sexta (27) e as UBSs Vila Maringá e Jundiaí Mirim funcionam entre quarta (25) e sexta (27), em horário ampliado até 20h. Já a UBS Novo Horizonte atende até 19h30, até sexta-feira (27).

Ainda há a oferta de doses com atendimento ampliado e exclusivo para febre amarela, das 17h às 20h, no PSF Rio Acima na segunda (23), Traviu na terça (24), Corrupira na quarta (25) e Santa Gertrudes na quarta (25) e quinta (26).

Confirmações

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí confirmou a morte por febre amarela de 48 macacos na cidade, sendo 27 no Corrupira, 10 no Rio Acima, 4 no Pinheirinho, 3 no Champirra. Nos bairros Fernandes, Jundiaí Mirim, Caxambu e Santa Clara foram registrados um macaco em cada localidade. Ainda restam 43 resultados em análise do Instituto Adolfo Lutz.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/23/ate-agora-70-se-vacinaram-contra-a-febre-amarela-campanha-segue-na-cidade/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br