Tecnologia: jovens da ACDC encerram Oficina de Produção Audiovisual

Publicada em 18/10/2017 às 18:06

Oito adolescentes da Associação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC) concluíram nesta quarta-feira (18) a Oficina TVTEC de Produção Audiovisual e Mídias Digitais, iniciada em agosto. A Rede TVTEC é a primeira escola municipal gratuita de tecnologias digitais e programação audiovisual do País, em convênio com o Centro “Paula Souza”. Entre os jovens, estava Caiuam Silva, de 16 anos.

“Eu estou feliz por ter aprendido muitas coisas, pela dedicação do professor, mas triste porque gostaria de fazer mais”, informa. E acrescenta que a Oficina começou com 30 jovens, mas desde o começo foi se esvaziando em razão das atividades dos próprios inscritos. Caiuam tem dúvidas sobre o futuro, mas tem certeza que quer trabalhar em uma área ligada a mídia, que seja ligada à música ou telemarketing. “O curso me deu oportunidades, que poucos terão, adicionou coisas muito boas à minha vida e estou bastante animado”, comenta.

O presidente da entidade, João Valentim, explica que a evasão da Oficina era prevista. “Começamos o projeto com 30 pessoas e terminamos com oito. Já era previsão em razão do estudo deles, das mudanças das famílias”, diz o responsável pelos jovens. “Mas o resultado é fantástico. Eles foram acolhidos pela TVTEC e cresceram muito, amadureceram, tiveram um grande avanço não só numa área específica, de tecnologia digital, mas também na vida”, avalia Valentim.

Para a superintendente da Rede TVTEC e Fundação TVE, jornalista Mônica Gropelo,  o mais importante é lembrar que as oficinas fazem parte do projeto social da TVE com nova configuração, agora a Rede TVTEC. “O primeiro grupo foi da ACDC e agora vamos abrir a porta para os jovens mais vulneráveis”, informa Mônica. “Essa é uma das funções da tevê agora, dar protagonismo especialmente às pessoas, aos jovens em vulnerabilidade social. Na oficina, eles aprenderam noções de edição, gravação, postura de voz e inspira esses garotos e garotas a buscar uma profissão”, completa dizendo tratar-se de uma nova fase da tevê municipal, muito mais criativa, interativa e da comunidade.

O projeto das Oficinas TVTEC com a ACDC contou com o apoio da Unidade de Gestão de Cultura. O gestor, Marcelo Peroni, acha que o trabalho feito em conjunto da TVTEC com a Cultura, com a Educação, junto com outras áreas, é fundamental. “Eu entendo a atividade cultural como ferramenta de transformação da sociedade. Poder aliar isso à novas tecnologias, oferecer isso para quem está nos bairros, é formação humana, a transformação via tecnologia, via arte. É um grande caminho”, pondera Peroni.

Responsável pela execução do projeto, foi Renato Janczur Klovrza que apresentou aos alunos as novidades a que tiveram acesso. “O tempo foi suficiente para aprenderem as noções de edição e os fundamentos de gravação, sonorização. Foi um período significativo de aprendizado sobre diferentes técnicas de produção. Estou muito grato e feliz por ter podido contribuir com o projeto e com essa moçada toda”.

Assessoria de Imprensa – TVTEC



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/18/tecnologia-jovens-da-acdc-encerram-oficina-de-producao-audiovisual/
Leia mais sobre

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br