Com força-tarefa de servidores, posto avançado de vacinação facilita atendimento

Publicada em 17/10/2017 às 18:50

Com a ampliação do horário de atendimento da vacinação contra febre amarela no Parque da Uva, nesta semana, a mobilização dos servidores de várias Unidades de Gestão é fundamental para manter a qualidade do atendimento à população. Nesta terça-feira (17), mais 30 funcionários dos cargos de direção, assessoria e chefia (DACs) foram convocados para auxiliar no trabalho de triagem e acolhimento no posto avançado. O local tem realizado média de 3 mil doses de vacina por dia.

O trabalho está sendo fiscalizado de perto pelo Chefe do Executivo, Luiz Fernando Machado. “A dedicação
à cidade é qualidade que merece destaque entre os servidores e DACs. Por isso, a partir da convocação para compor a força-tarefa, o comprometimento é fundamental. Estamos acompanhando de perto a vacinação. A meta é de vacinar 95% da população. Até agora, pouco mais de 30% da população se vacinou neste ano. Temos não só a oferta da vacina como a qualidade no atendimento”, explica.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, a força-tarefa permanecerá enquanto houver necessidade de auxílio para a vacinação. “A união dos servidores é fundamental. Somente com o comprometimento conjunto é possível fornecer o melhor atendimento à população”, detalha. Para o gestor da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia Pereira, a facilidade no acesso à dose no Parque da Uva é o grande destaque para o sucesso do posto. “Com horários das 9h às 15h e das 17h às 20h, toda a população tem oportunidade de tomar a sua dose contra a febre amarela e se prevenir dos riscos, já que a doença, pode matar”, ressalta.

Horários

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, explica que a necessidade do intervalo entre o primeiro turno e o segundo da vacinação no Parque da Uva tem motivo técnico. “As vacinas chegam em um frasco e é necessário fazer o porcionamento e, após aberto, o líquido tem duração determinada de algumas horas, mantido em temperatura controlada. Por isso, é necessário haver um intervalo, para que a equipe faça as reposições necessárias para manter o atendimento sem interrupções nos dois períodos”, explica.

Juliana Magalhães, 35 anos, foi com o filho ao posto avançado para se imunizar contra a febre amarela. “Trabalho o dia todo e os horários da UBS perto de casa não são compatíveis. Aqui o atendimento foi rápido e prático”, conta. Ela só se convenceu da necessidade de se vacinar, após a confirmação de 39 macacos mortos com febre amarela na cidade.

Sandra Aline de Melo, 23 anos, aproveitou a carona de uma amiga para tomar a vacina no Parque da Uva. “Deixei para a última hora. Agora é preciso se prevenir”, detalha.

A partir de quarta-feira (18), além do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – com distribuição de senhas – em horário de funcionamento, as UBSs Agapeama, Hortolândia, Tamoio, Caxambu e Fazenda Grande, atenderão também, das 17h às 20h. Já a UBS Novo Horizonte, ampliará o atendimento até as 19h30.

 

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/17/com-forca-tarefa-de-servidores-posto-avancado-de-vacinacao-facilita-atendimento/
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