Departamento Animal está em obras para melhorar atendimento

Publicada em 16/10/2017 às 18:38

Na expectativa de qualificar o atendimento prestado diariamente pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPMA) iniciou, neste mês de outubro, obras de melhorias no espaço. Resultado de contrapartida do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da construção do empreendimento da construtora GLB, as obras consistem na construção das paredes dos centros cirúrgicos, revisão dos telhados, renovação do sistema de drenagem, do sistema elétrico e hidráulico. O custo estimado é de R$ 200 mil.

De acordo com a diretora do Debea, Alessandra Beneditti, no início da gestão, o prédio foi encontrado em condições precárias. “Toda vez que chove ocorrem alagamentos, o que nos obriga, muitas vezes, a suspender o atendimento. Além disso, os procedimentos cirúrgicos, até aqui, eram realizados sem as devidas separações de ambientes”, explica. A estimativa da Prefeitura é concluir as obras até o final deste ano.

Atendimento

Com a função de desenvolver ações que estimulem a guarda responsável dos animais domésticos, promovendo o seu bem-estar, o Debea realiza a castração de cerca de 10 animais por dia. O serviço é oferecido especificamente aos animais em situação emergencial ou de famílias de baixa renda. “Este número de atendimento diário poderia ser muito maior, se não tivéssemos tantas faltas. As pessoas marcam e não levam os animais para a castração”, disse.

“Este é um trabalho que visa o controle populacional dos animais abandonados. Não é o recolhimento dos animais de rua que resolve o problema. Esta medida chega a triplicar a taxa de abandono. O que resolve o problema é a conscientização das pessoas, a punição e a castração em massa”, defendeu a diretora.

Com essa perspectiva de trabalho, até 31 de julho, foram realizados quatro mutirões em bairros da cidade (Vila Alvorada, Jardim do Lago, Almerinda Chaves e Parque Centenário); totalizando 831 animais castrados. As castrações acontecem mediante aos agendamentos que são realizados de terça a quinta-feira, na sede do Debea, à Rua Abraão Farrão, nº 8 – Chácara São Francisco. É importante apresentar o RG, CPF e comprovantes de residência e renda. Mais informações pelo telefone (11) 4582-2685.

Outra ação desenvolvida pelo Debea é a microchipagem. A alternativa permite, entre outros benefícios, que o responsável consiga localizar o animal facilmente. O procedimento é oferecido somente após a castração. Atualmente, cerca de 10 mil animais possuem o chip.

Assessoria de Imprensa

Foto: Prefeitura de Jundiaí



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/10/16/departamento-animal-esta-em-obras-para-melhorar-atendimento/
Leia mais sobre , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br