Participantes do ‘Família Acolhedora’ compartilham suas histórias

Publicada em 31/08/2017 às 18:12

Dez famílias integrantes do “Família Acolhedora” participaram, na tarde desta quinta-feira (31), de um encontro com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço Municipal. Em expansão, o serviço atrelado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) é responsável pelo encaminhamento sigiloso de crianças recém-nascidas e de adolescentes até a idade de 17 anos afastadas das famílias de origem por determinação do Judiciário.

Cristiane Astorino veio acompanhada da filha Rafaela, de nove anos, e da bebê que acolheram há seis meses, com apenas cinco dias de vida. “Participar foi a forma que meu esposo e eu encontramos para sermos voluntários. Esta é uma experiência engrandecedora: quando achamos estar ajudando, é a criança quem nos auxilia”, explica Cristiane. “Ainda mais por contar com a ajuda da Rafaela, que demonstrou muito amadurecimento desde que acolhemos esta ‘boneca’, como ela carinhosamente a define”, comemora Cristiane.

O afastamento da família de origem tem como causas negligências, maus tratos, uso de substâncias psicoativas, violência e abandono, e o acolhimento prossegue até que a criança ou jovem possa retornar. “É claro que criamos vínculos de amor e afeto, mas não posso definir como ruim o processo de desacolhimento, pois nosso objetivo é o bem-estar da criança e a estabilidade de sua situação”, elucida Cristiane.

Luiz Fernando deus as boas vindas e comemorou a participação de todos. “Acolhemos no Paço estas famílias que são acolhedoras com o sentimento de gratidão pela importância do que elas fazem. Assim, também divulgamos o serviço para que mais famílias se interessem em acolher um anjo em casa”, disse o Prefeito, que levou os convidados até a sua sala de trabalho para que vissem o panorama da cidade.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, classifica o encontro como alinhado com a proposta de governo. “A ideia é a proximidade da administração com os serviços oferecidos. Estas famílias não são somente acolhedoras mas famílias parceiras acolhedoras. Elas merecem ser prestigiadas e fortalecidas, assim como a brilhante equipe do serviço de acolhimento familiar.”

Em espaço mais amplo, discreto e adequado, o serviço atende há dois meses em novo endereço, na avenida Dr. Pedro Soares de Camargo, 587, Anhangabaú. A discrição é importante pois no local são realizados os encontros entre o menor afastado e sua família de origem. Convidado pela equipe para visitar as novas instalações, o prefeito agradeceu. “Nosso olhar deve estar na melhoria dos espaços públicos de que dispomos, a fim de sempre aprimorar o serviço oferecido à população”, comemorou Luiz Fernando.

Além do encontro com o prefeito, os convidados confraternizaram durante um café da tarde. O vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco, também participou do encontro.

O serviço
A coordenadora do Família Acolhedora, Cristiane Gozzo, explica que as inscrições para os interessados estão permanentemente abertas e que novo endereço favorece a expansão do serviço. Atualmente, a capacidade é para até 15 acolhimentos simultâneos, mas novas famílias interessadas passam pelo acompanhamento de entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação. Não podem participar famílias que estejam na fila para adoção e aquelas cujos integrantes não estiverem de pleno acordo com a participação.

INTERESSADOS PODEM SE INSCREVER NESTE LINK

São requisitos para participação no serviço ser residente de Jundiaí, possuir idade mínima de 21 anos, não ter interesse em adoção, não possuir antecedentes criminais e não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-5550 e 4522-1196.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/08/31/prefeito-encontra-se-com-participantes-do-familia-acolhedora/
Leia mais sobre , ,