Febre amarela: 8 mil doses disponíveis neste sábado (26)

Publicada em 25/08/2017 às 18:46

As pessoas que não puderam se vacinar contra febre amarela durante a semana terão a oportunidade de, neste sábado (26), procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Agapeama, Eloy Chaves, Central e Colônia, das 9h às 16h, para receber uma das 8 mil doses disponíveis exclusivamente para a ação de horário especial.

A partir da confirmação de um macaco morto contaminado com o vírus da febre amarela, no bairro São José da Pedra Santa, a dose da vacina foi incluída no calendário vacinal de Jundiaí. A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que toda a população seja imunizada contra a doença. É importante levar a carteira de vacinação juntamente com o documento de identificação pessoal. Caso não possua a carteira, será vacinado da mesma forma.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, foram encaminhadas 2 mil doses da vacina para cada unidade. “Essa é a capacidade máxima de atendimento para o dia. Para facilitar e organizar o fluxo, serão distribuídas senhas para as pessoas”, detalha. Ainda de acordo com a enfermeira, durante a semana, algumas UBSs ficaram sem a dose, antes do final do dia, por conta da demanda. “Os estoques são repostos diariamente e temos a garantia da Secretaria de Saúde do Estado para o fornecimento das doses”, detalha.

Quem deve ser vacinado?
Precisam ser imunizadas crianças a partir de nove meses a idosos. As restrições individuais serão analisadas pelos profissionais de saúde. A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado anteriormente não precisa realizar o reforço.

Macacos não transmitem
A transmissão da doença ocorre a partir da picada de insetos dos gêneros Haemagogus e Sabethes que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas. Por isso, esses animais são tidos como ‘sentinelas’ da doença para os humanos. Dessa forma, é importante que não sejam mortos ou feridos. No caso de localização de algum animal nessas condições, é necessário informar  imediatamente a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo telefone 4521-0660.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/08/25/febre-amarela-8-mil-doses-disponiveis-neste-sabado-26/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br