Contra o tabagismo, ex-fumantes ressaltam apoio do PAIT

Publicada em 25/08/2017 às 18:19

No dia 29 de agosto é  celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Jundiaí comemorou a superação do vício para 3 mil pessoas, neste sexta-feira (25), durante atividade sobre os 10 anos de existência do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT). Emocionados, ex-fumantes atendidos no programa ressaltam o apoio recebido para a superar o vício. A partir deste semestre, atividades esportivas serão incluídas no combate ao uso de cigarro.

Marli Sônia de Grandi, 65 anos, fumou por 40 anos e parou após vivenciar e superar duas ocorrências de câncer. Ela é uma das 3 mil pessoas que venceu o vício com a ajuda do programa. “Mesmo durante a quimioterapia eu fumava. Já havia tentado parar com o PAIT, mas tive recaída e desisti. Só em 2014 que realmente me envolvi e percebi que precisa deixar de fumar. Mudou tudo na minha vida. Não tenho mais vergonha nem sofro preconceito. O PAIT devolveu a minha felicidade pois foi o apoio que tive e tenho nessa caminhada”, comenta a mulher, que começou a fumar com 22 anos.

Virgínia Maria de Jesus Borelli, 64 anos, não coloca um cigarro nos lábios há oito anos. Recebeu seu diploma de ‘ex-fumante’ na tarde de ontem, em evento comemorativo aos 10 anos do PAIT, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS). “Passei nove meses chorando nesta sala de encontro. O apoio que recebi aqui foi fundamental para minha mudança. Fumei por 38 anos da minha vida. Hoje não sinto vontade. Parece que nunca fez parte da minha vida”, explica a diretora de escola aposentada que após vencer o vício realizou o sonho de viajar pela Europa com o dinheiro que seria gasto na compra de cigarros.

Esporte

O tabagismo é a principal causa de morte evitável entre a população. O uso do cigarro está entre as causas de doenças cardiovasculares (infarto, AVC), câncer (pulmão, cabeça e pescoço) e  doenças respiratórias. A partir de agora, os ingressos no PAIT, programa integrante da Unidade de Gestão de Promoção e Saúde (UGPS), terão – além do acompanhamento motivacional, medicamentoso e psicológico semanal – o incentivo à prática de atividades físicas nos Centros Esportivos da cidade, proporcionada pela unidade de Esporte e Lazer (UGEL). A parceria reforça o trabalho em conjunto desenvolvido pela Plataforma de Saúde e Qualidade de Vida, meta do Plano de Governo do Prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a primeira atividade esportiva ofertada pela parceria será a ginástica, desenvolvida em 13 Centros Esportivos  e em 17 unidades de apoio. “Estamos viabilizando outras modalidades para incrementar a oferta para os assistidos do PAIT”, explica. Segundo o gestor, o atendimento será imediato na modalidade e basta ao interessado procurar um dos locais onde há grupos de ginástica próximo da residência. As informações sobre os locais podem ser acessadas no site da Prefeitura de Jundiaí, na aba UGEL.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/08/25/contra-o-tabagismo-ex-fumantes-ressaltam-apoio-do-pait/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br