Prefeito recebe cônsul-geral da Itália e conversa sobre parcerias

Publicada em 24/08/2017 às 19:53

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (24), o cônsul-geral da Itália no Brasil, Michele Pala, para conversar sobre possíveis parceiras que possam contribuir para preservação da cultura italiana na cidade. Também participaram do encontro os gestores Eduardo Alvarez (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Gustavo Maryssael (Casa Civil), além de representantes da comunidade italiana no Município.

O chefe do Executivo municipal aproveitou a ocasião para afirmar que tem interesse em retomar o processo de construção de uma “irmandade” entre Jundiaí e o governo italiano. “Queremos tornar o município uma referência nacional para a colônia italiana. Um dos nossos projetos prioritários, que envolve a região do Caxambu, trata justamente disso: fomento ao turismo por meio da valorização da cultura italiana”, disse Luiz Fernando.

O representante do consulado, por sua vez, afirmou que está disposto a fazer a interlocução entre a cidade e outros municípios da Itália na busca por parcerias que possam ser benéficas para ambos. “O mais importante, que é a disposição em fomentar a parceira, eu percebo que existe na atual Administração. Com certeza colocaremos Jundiaí como prioridade em nossos projetos”, destacou Michele.

Enologia

Mais cedo, o cônsul fez uma visita à Etec Benedito Storani, onde conheceu o projeto de enologia em desenvolvimento na instituição. No bate-papo, o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, explicou que o foco do projeto é fomentar o uso da tecnologia entre os agricultores quem produzem vinho em Jundiaí. “Pretendemos também incentivar a produção de sucos de uva, cujo consumo tem aumentado bastante. Inclusive, a ideia é utilizar o suco produzido na Etec na merenda escolar do sistema municipal de ensino”, afirmou.

A visita contou, também, com um passeio pelas parreiras de uvas que foram plantadas na Etec para serem utilizadas pelos alunos quando o curso estiver em funcionamento. O cônsul conheceu, ainda, os laboratórios de microvinificação, microbiologia e enoquímica da instituição. Ele se mostrou otimista com o que viu. “É um projeto muito interessante. A junção de forças para o desenvolvimento do agronegócio e da produção de vinhos é muito importante. Vale ressaltar a seriedade com que o projeto está sendo tocado e a boa infraestrutura disponível”, comentou.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/08/24/prefeito-recebe-consul-geral-da-italia-e-conversa-sobre-parcerias/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br