GEO Portal é caminho para conhecer a cidade

Publicada em 04/08/2017 às 18:04

Desenvolvido pela administração municipal, o GEO Portal é uma ferramenta da Prefeitura de Jundiaí para disponibilizar informações de forma rápida e simples sobre a cidade. Os mapas, desenvolvidos com o Plano Diretor de 2016, podem ser sobrepostos, oferecendo à população dados específicos de cada bairro como o tipo de zoneamento, a existência de nascentes e bacias hidrográficas.

O trabalho, realizado em conjunto na Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e Cijun, é resultado dos primeiros passos no desenvolvimento de ferramentas em geoprocessamento previstos no Plano Diretor vigente. Além de otimizar o trabalho dos técnicos da prefeitura, oferece transparência aos munícipes na leitura da legislação.

No portal é possível sobrepor a informação de 15 mapas anexos da lei do Plano Diretor, publicados em pdf. “Basta clicar sobre um dos pontos do mapa para que seja emitido um relatório com a leitura de todos os mapas no ponto selecionado. Desta forma fica fácil a identificação do tipo de ocupação permitida em cada área. Essa é era uma questão que demandava a visita de profissionais até a prefeitura para identificar. Agora, conseguem visualizar pelo site”, comenta a arquiteta Juliana Dalbello, da equipe de geoprocessamento da UGPUMA.

O link para acesso dos dados está disponível na página de entrada do Portal da Prefeitura de Jundiaí, no ícone específico (Geo Portal). O acesso, segundo dados da Cijun, registra 4.356 visualizações entre março a julho. A maioria dos visitantes é de Jundiaí, seguida por São Paulo e demais cidades da região.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/08/04/geo-portal-e-caminho-para-conhecer-a-cidade/
Leia mais sobre , , , ,