Ronda Escolar da GM recebe capacitação para aprimorar abordagem

Publicada em 31/07/2017 às 17:43

Dando sequência ao Curso de Capacitação para Integrantes da Ronda Escolar 2017 na Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), visando a atualização profissional especificamente no que diz respeito às formas de abordagem, orientação e encaminhamento das pessoas em situação de rua, os Anjos da Guarda receberam a visita do coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua – Centro Pop, o psicólogo Antonio Sérgio Pereira.

Seguindo as definições do plano de governo no que se refere à Segurança Municipal, o subinspetor Erich Streng Godoi – coordenador do Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (CIFATP) da Divisão de Ensino da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – direcionou a apresentação, uma vez que o trabalho junto às pessoas em situação de rua exige uma abordagem mais específica, objetivando a ressocialização das mesmas.

Antonio Sergio destacou inicialmente os níveis de proteção dentro da política de assistência social: a pobreza como um fenômeno multifatorial que inclui a violação de direitos da pessoa que acaba se tornando em situação de rua; a violência – inclusive entre os próprios integrantes do grupo que muitas vezes morrem dormindo pois levam o golpe fatal na cabeça: por isso é que a maioria anda acompanhada por cães que ficam de sobreaviso (considerando-se antes de tudo o aspecto afetivo com o animal); o rompimento de vínculos familiares e sociais (desagregação, uso de álcool e drogas, doenças mentais, a dificuldade de adaptação); pessoas em situação de rua não se submetem a regras.

“É preciso identificar as condições e modo de vida dessas pessoas, as estratégias de sobrevivência – os costumes, a rotina diária e as perspectivas de vida dessa população. A principal ferramenta de trabalho do Centro Pop é a criação do vínculo, ganhar a confiança das pessoas em situação de rua – o que representa um pacto de confiança mútua – e dos profissionais envolvidos nas ações. O trabalho realizado em parceria com a GM apresenta resultados muito significativos, é efetivo, uma vez que temos em comum o compromisso de reintegrar essas pessoas na comunidade, a possibilidade no mercado de trabalho para a sobrevivência”, afirmou o psicólogo.

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: GM Guerino



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/07/31/ronda-escolar-da-gm-recebem-capacitacao-para-aprimorar-abordagem/
Leia mais sobre , , , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br