Saúde lembra importância do exame rápido para hepatites virais

Publicada em 28/07/2017 às 18:34

A hepatite é uma doença silenciosa que ocasiona inflamação no fígado e pode ser provocada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A enfermidade pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção. Nesta sexta-feira (28), quando é comemorado o Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais (B e C), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) reforçaram a importância do exame rápido.

A gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz, reforça que as hepatites são doenças assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. “Quando o paciente chega para o atendimento com sinais suspeitos, a patologia pode estar em avançada. As hepatites virais não têm cura, mas possuem tratamento que garantem ao paciente qualidade de vida”, lembra.

A hepatite B é o tipo mais comum. A cura é possível em 90% dos casos, sem a necessidade de medicamentos. O contágio ocorre pela relação sexual sem preservativos ou pelo sangue, com o compartilhamento de objetos perfurocortantes. Também é passada da mãe para o filho durante a gravidez.

A hepatite B tem vacina disponível no calendário. São três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira, seis meses após a primeira. Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para esse tipo.

Lurdes lembra que o CTA oferece um serviço contínuo que inclui a capacitação junto aos servidores da Atenção Básica de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o objetivo de sensibilizar os funcionários para que levem o discurso da prevenção para os diferentes equipamentos de saúde.

O CTA atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e as coletas e exames das 7h às 12h. O Centro de Testagem e Acolhimento está na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/07/28/saude-lembra-importancia-do-exame-rapido-para-hepatites-virais/
Leia mais sobre ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br