Conferência de Assistência Social reúne 200 pessoas

Publicada em 20/07/2017 às 14:02

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deram início nesta quinta-feira (20) à 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Complexo Argos. Entre os mais de 200 participantes, estiveram representantes da sociedade civil, governos, organizações e entidades, principalmente assistentes sociais, educadores, orientadores, além de estudantes.

Maria do Socorro de Souza, moradora do Jardim Tupi e frequentadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, representou usuários dos serviços de assistência inscritos para a Conferência e destacou o motivo de sua participação. “A Conferência é uma oportunidade de dar voz às periferias, para que também elas contribuam para o fortalecimento das políticas de assistência social. Nós sabemos o que queremos e sabemos dos nossos direitos. Fico feliz de poder participar e contribuir”, afirmou

A importância da Conferência foi reforçada pela gestora da UGADS, Nádia Taffarello. “Esta é uma oportunidade para que a discussão não fique estéril, oriente a nossa atuação nos mais diversos terrenos da assistência social e permita o diálogo com a população para que, escutando-a, não tomemos decisões erradas”, disse.

A presidente do CMAS, Maria Aparecida Carlos, reforçou que, em relação a outras políticas públicas, como a saúde e a educação, a assistência social é muito jovem. “É imprescindível que o poder público dê a devida importância à assistência, abrindo esta oportunidade de diálogo, valorizando os envolvidos em seus trabalhos e fortalecendo também os laços com os usuários, a exemplo do que a Maria do Socorro representa para nós”.

Já para a secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant Carvalho, garantiu a parceria do governo federal. “A Secretaria quer apoiar Jundiaí e vê como um privilégio este espaço de participação, de proposições e recomendações. Vamos fazer desta cidade um lugar de excelência em políticas de assistência social, em que há coesão com a comunidade pela inclusão social”, externa Maria do Carmo.

Como representante do prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, apontou os avanços buscados pelo governo municipal. “Estamos elaborando o Plano Plurianual (PPA), que orienta os gastos da administração para o quadriênio 2018-2021, e a Conferência certamente trará subsídios importantes para trabalharmos no planejamento e na expansão de nossas políticas assistenciais”, reforçou.

Participaram também o vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco, e diretoras da UGADS.

Programação

A programação da Conferência Municipal segue nesta quinta-feira (20), com trabalho em grupos por tema. Já nesta sexta-feira (21), a programação prossegue com apresentação, debates e supressão das prioridades do Município, Estado e União, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h a conclusão dos debates. Das 15h às 15h45 está marcada a escolha dos candidatos representantes da sociedade civil (nos segmentos Entidades, Trabalhadores do setor e Usuários), que concorrem à eleição de delegados na etapa estadual, marcada para outubro. Às 16h ocorre a apresentação das candidaturas e a eleição. O encerramento está previsto para as 17h.

Após a etapa estadual, de 5 a 8 de dezembro está marcada a etapa nacional da Conferência, que contará com a participação dos delegados eleitos na etapa estadual.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/07/20/conferencia-de-assistencia-social-reune-200-pessoas/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br