Cidade Educadora: alunos da EJA comemoram conclusão de curso

Publicada em 14/07/2017 às 18:30

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Dr. André Franco Montoro (CMEJA) fechou o semestre com 700 novas matrículas e com a formatura de 120 alunos no Ensino Fundamental. Para comemorar, cerca de 50 concluintes do 9º ano promoveram, na última quarta-feira (12), uma cerimônia de formatura no auditório do Ciesp Jundiaí. O gestor da Unidade de Educação, José Antonio Parimoschi, participou do evento.

Entre os alunos, a dona de casa Antonia Paulino de Brito, de 57 anos, era uma das mais emocionadas. Ela foi escolhida para ser oradora da turma. A moradora do Jardim Novo Horizonte iniciou os estudos em 2014. “Quando criança, eu não pude estudar. Hoje, eu sei ler e escrever. Eu sou deficiente, cadeirante, e posso dizer que agora me considero gente. Não preciso mais pedir para os outros lerem ou fazerem as contas para mim. Estou muito feliz. Realizei um sonho. Só tenho a agradecer a escola e a cada um dos professores que me auxiliaram”, comentou, adiantando que pretende concluir mais uma etapa: o Ensino Médio.

“Esse é o compromisso: efetivar ações que evidenciem Jundiaí como uma Cidade Educadora. Sem dúvida, para uma cidade que valoriza o conhecimento, é uma questão primordial promover e valorizar a alfabetização de adultos”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado

De acordo com o gestor de Educação, apesar de todas as dificuldades herdadas da gestão anterior, é prioridade da atual administração investimentos na geração de conhecimento para o trabalho e para a vida. “A EJA cumpre um papel fundamental nessa estratégia. Além disso, Jundiaí está implantando as bases para se transformar numa cidade educadora, que gera oportunidades para as pessoas e este programa precisa ser continuado e ampliado, quando houver condições, mais adiante”, disse.

Melhorias

Atualmente, o CMEJA tem 2.700 alunos matriculados. A escola oferta gratuitamente os Ensino Fundamental e Médio, na modalidade presencial e semipresencial. Além das novas matrículas, neste ano, a unidade realizou testes de escolaridade, que estavam parados desde 2014. Isso possibilitou com que 173 pessoas voltassem a estudar em um dos cursos oferecidos.

“Também efetuamos a mudança no calendário do Ensino Médio, sem comprometer o pedagógico. Essa medida dá a oportunidade para que os jovens e os adultos concluam essa etapa dos estudos com mais rapidez. Outra novidade é que o aluno que tem disponibilidade de horário, agora, pode fazer duas matérias ao mesmo tempo”, ressalta a diretora da escola, Maria Eneida Salvadori.

Até o dia 21 de julho, a escola realiza matrículas para o Ensino Fundamental 1 (5º ao 9º ano).  As aulas são em sistema presencial, com turmas disponíveis em quatro horários: 8h, 10h30, 16h30 e 19h30. O início será no dia 27 de julho. Os interessados devem se dirigir à secretaria do CMEJA, localizada na rua José do Patrocínio, nº 200, Vila Arens, com cópia e original do RG, do CPF, do histórico escolar, do comprovante de endereço e, no caso de mulher, da certidão de casamento para a comprovação do nome de casada (se for o caso). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafos PMJ

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/07/14/cidade-educadora-alunos-do-eja-comemoram-conclusao-de-curso/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br