Superintendente do Iphan fará a abertura do Simpósio sobre Patrimônio

Publicada em 03/07/2017 às 12:04

O Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, cujo tema será “Cidade, Memória e Patrimônio”, terá como convidado especial para abertura solene no dia 17 de agosto o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Paulo, Victor Hugo Mori, que irá falar sobre a importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico no Brasil.

Marcado para os dias 17, 18 e 19 de agosto, a 5ª edição do simpósio será realizada em parceria com a Fatec e a Unip e contará com mesas redondas, visitas e atividades culturais, além de apresentações de trabalhos acadêmicos. Como novidade deste ano, além do Complexo Fepasa, também o Museu Histórico e Cultural (Solar do Barão) e a Pinacoteca recebem a programação de eventos.

“É algo muito raro que uma cidade não declarada histórica ou patrimônio da Humanidade tenha uma iniciativa como esta, de realizar um simpósio para discutir preservação, zeladoria e memória do patrimônio”, declara Mori. “É por isso que Jundiaí está na vanguarda, ainda mais no Estado de São Paulo onde, por muitas vezes, o desenvolvimento faz a memória perder o espaço”, aponta o superintendente, que faz a abertura do Simpósio no dia 17 de agosto, às 19h, no Museu Histórico e Cultural.

“A presença do Victor Hugo Mori reforça a importância da realização do evento para a discussão do patrimônio histórico e demonstra a importância de Jundiaí nacionalmente”, explica o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, William Paixão. “Além da programação espalhada para a cidade, outra novidade será a nossa abordagem para a preservação ambiental, Jundiaí possui uma das maiores áreas de tombamento ambiental, que é a Serra do Japi”, acrescenta.

Entrega de trabalhos acadêmicos

Para a discussão nos eixos temáticos sobre educação patrimonial, ambiental e arqueológica, a organização recebe até o dia 4 de agosto os trabalhos de pesquisadores acadêmicos e interessados sobre o assunto. A divulgação dos aprovados será feita por e-mail aos inscritos até o dia 8 de agosto.

Os interessados em submeter seus trabalhos devem enviar para os e-mails dphc@jundiai.sp.gov.br ou rccarvalho@jundiai.sp.gov.br um resumo expandido com o eixo temático escolhido, o título do trabalho, titulação do autor e vínculo institucional dos autores (no máximo quatro por trabalho), com formatação: fonte Arial tamanho 12, espaçamento 1,5, folha A4, margens com 2,5 centímetros, entre 700 e 1000 palavras. No resumo devem constar uma situação-problema, objetivos, metodologia, referências e resultados parciais ou finais dos estudos. Cada autor pode participar com até dois trabalhos, sendo coautor do segundo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/07/03/superintendente-do-iphan-fara-a-abertura-do-simposio-sobre-patrimonio/
Leia mais sobre , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br