Peama tentará incluir o ciclismo na Special Olympics

Publicada em 28/06/2017 às 16:44

Até o sol apareceu  para incentivar os mais de 40 alunos que participaram do Festival Local de Ciclismo promovido pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama),  nesta quarta-feira (28), no Parque da Cidade. No entanto, além de incentivar a prática esportiva, o evento teve um objetivo ainda maior, segundo lembra a coordenadora do Peama, Denise Neves. “O ciclismo é uma modalidade que não consta na fase estadual da Special Olympics. Então, aqui estamos querendo promover a prática da modalidade e, quem sabe, sua inclusão na competição”, espera.

O Festival de Ciclismo reuniu alunos com diferentes deficiências, sendo intelectual, auditiva, física e vocal. As provas foram realizadas de acordo com o nível técnicos dos participantes. “A ideia é permitir que a disputa das provas seja saudável”. Todos os resultados das provas constam em um banco de dados que será encaminhado para o comitê da Special Olympics.

Entre tantas pedaladas feitas com esforço, Marinella Locardi Amaral da Cunha é um exemplo de superação. Ingressou no Peama há três anos, quando foi atropelada em São Paulo e perdeu uma das pernas. “Eu sempre fui adepta da atividade física e se não tivesse conhecido o trabalho desenvolvido pelo Peama não saberia que, apesar da minha deficiência, posso praticar esporte como qualquer outra pessoa, apesar das minhas limitações”, declara.

Para Marinella que competiu com uma bicicleta comum, contendo apenas uma adaptação no pedal, a maior vitória foi conseguir cruzar a linha de chegada. “Ao participar destes eventos esportivos é que eu percebo o quanto a minha deficiência não é nada perto de tantas outras apresentadas pelos alunos do Peama”, reconhece.

Assessoria de Imprensa

Foto: Prefeitura de Jundiaí



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/06/28/peama-tentara-incluir-o-ciclismo-na-special-olympics/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br