GMJ conhece novas propostas para dinamizar o Educavi

Publicada em 27/06/2017 às 18:23

Para garantir uma atuação cada vez mais eficaz, preventiva e próxima da comunidade, o inspetor Cláudio Ferigato, comandante da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – e o GM Cláudio de Souza, responsável pela coordenação do Programa Educação para a Não Violência (Educavi) visitaram nesta terça-feira (27) a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, com o objetivo de conhecer as atividades realizadas pela Corporação priorizando a segurança escolar e a formação dos futuros cidadãos.

Um trabalho em parceria com as instituições civis a fim de identificar soluções para problemas e implementar projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança nas comunidades; propostas que buscam a implementação de ações integradas e preventivas, reforçando dessa forma o compromisso da atual gestão.

Recepcionados pelo comandante Adelson de Souza e a subcomandante Lídia Maria de Gouvêa, os agentes de Jundiaí puderam conferir o trabalho desenvolvido pelos inspetores Euclides Conradim (superintendente de Planejamento) e Carlos Roberto de Sousa, que coordenam respectivamente os programas Grupo de Educação e Prevenção às Drogas – Projeto Luz (Gepad) e Criança Sob Nossa Guarda. Ambos fazem parte da prática de policiamento preventivo comunitário que visa aproximar a instituição da comunidade, principalmente a infanto-juvenil, na perspectiva de ruptura do papel socialmente construído da autoridade policial como agente opressor, com vistas ao estabelecimento de uma relação de respeito e confiança.

Durante o encontro o comandante Ferigato pontuou a necessidade de mais essa parceria para a capacitação e atualização dos agentes de segurança pública de Jundiaí para incrementar o Educavi – criado em 2009 mas que retorna às suas origens e atividades a partir deste ano. “Queremos preparar e oferecer à comunidade um trabalho de base diferenciado. Semanalmente são registradas muitas visitas à Base da GMJ, principalmente de jovens interessados em conhecer o trabalho realizado, quem sabe a futura vocação profissional. A experiência de sucesso registrada nesta Corporação é referência para nós, por isso o interesse pela qualificação dos nossos profissionais”, disse.

“Mais do que nunca é preciso trabalhar a causa para que o efeito seja alcançado da maneira que se pretende, com resultados positivos. Estar distante da comunidade não funciona mais. Existem valores e princípios a serem preservados quando se assume o compromisso na formação do futuro cidadão”, ressaltou o comandante da Corporação paulista. A subcomandante reforçou que “investir na prevenção terá um resultado bastante significativo, mesmo que seja a longo prazo, para as próximas gerações.”

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: Assessoria de Imprensa GMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/06/27/gmj-conhece-novas-propostas-para-dinamizar-o-educavi/
Leia mais sobre , , , , , , , , ,