Polytheama tem dobradinha de ‘concertos jovens’

Publicada em 19/06/2017 às 18:13

O palco do Teatro Polytheama recebe uma dobradinha de “concertos jovens” neste fim de semana. As apresentações do Coral Jovem do Estado, nesta sexta-feira (23), e da Orquestra Jovem Tom Jobim, neste sábado (24), estão ambas marcadas para as 20h e possuem entradas gratuitas, numa realização do grupo Santa Marcelina Cultura.

A distribuição dos ingressos para a apresentação do Coral começa na quinta (22), das 14h às 17h, e vai até momentos prévios ao início da apresentação na sexta (23), às 20h. Já para a Orquestra, a distribuição se inicia na sexta (23), das 14h às 17h, e vai até antes da apresentação, também às 20h.

O Coral Jovem do Estado apresenta um programa de panorama Medieval e Renascentista, que trabalha não apenas a voz dos bolsistas, mas também a performance e interpretação vocal, como expressão corporal e sensibilidade musical, mesclando também o repertório lírico com a música antiga e a música popular.

“Iremos visitar um verdadeiro panorama da música europeia entre o período medieval e a Renascença, passando pelos expoentes de alguns países. Começaremos por um canto gregoriano e seguiremos com Hildegard von Bingen, uma das primeiras mulheres compositoras; Guillaume de Machaut, um expoente pré-renascentista, e a tradição galego-portuguesa, além de cantos anônimos. Vamos passar para outros nomes do Renascimento, já cheio de cores e polifonia, como Clément Janequin, que descrevia situações da vida e de amores, e Da Venosa e Monteverdi, italianos que já antecipavam as direções para a música barroca”, explica o regente do Coral, Tiago Pinheiro.

Para a apresentação, o Coral vai contar com as participações de Marília Vargas, responsável pela preparação vocal; Corina Marti, que irá trazer instrumentos como clavicímbalo, organito e flautas; Mário Orlando na viola de gamba e Hiram dos Santos na dulciana e percussão.

Orquestra Jovem Tom Jobim

A Orquestra Jovem Tom Jobim está sob a regência de Nelson Ayres e tem no repertório influência africana na música brasileira, especialmente elaborado pelo arranjador e compositor Letiéres Leite.

“Escolhemos sempre um tema específico porque a Orquestra é de formação. Assim, fazemos um repertório temático pensando no aprendizado dos bolsistas e proporcionando um rico intercâmbio de conhecimentos e vivências”, explica Ayres. “Será a primeira vez em que o Letiéres se apresenta conosco e ninguém melhor do que ele para tratar da influência africana em nossa música”, elabora o regente, que acrescenta ao programa também a obra de Dorival Caymmi.

Novos horários da bilheteria

De segunda a sexta-feira, quem quiser adquirir seu ingresso para os espetáculos em cartaz no Polytheama deve fazê-lo das 13h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria fica aberta das 14h às 17h, somente se houver apresentação no dia.

É importante destacar que, nos períodos indicados, podem ser comprados ingressos para quaisquer atrações em cartaz. Nos dias de espetáculo, os ingressos podem ser adquiridos também das 17h até o horário da atração do dia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/06/19/polytheama-tem-dobradinha-de-concertos-jovens/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br