Debea realiza segundo mutirão de castração para cães e gatos

Publicada em 03/06/2017 às 12:50

Logo cedo eles foram chegando, em coleiras e gaiolas para transporte, bem seguros, conduzidos pelos seus donos. Neste sábado (3) foi dia de mais uma castração para felinos e cães, realizada pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), desta vez na Emeb Geralda Berthola Facca – bairro do Jardim do Lago. Os procedimentos foram realizados das 9h ao meio-dia, com o restante do período da tarde para a espera do pós-cirúrgico.

Segundo a coordenadora do Departamento, Alessandra Benedetti Ferreira, a meta prevista neste II Mutirão de Castração é para o procedimento em 200 animais – o que inclui aproximadamente 80 gatos e 120 cães – com o envolvimento de 20 profissionais. “São atendidas durante esta segunda etapa as pessoas que já haviam solicitado a castração do animal por meio do 156 da Prefeitura de Jundiaí. Todos os donos foram notificados e orientados sobre os cuidados pré-operatórios, e na sequência como deverão proceder na volta para casa.” A coordenadora completou: “a receptividade e o interesse por parte dos proprietários dos animais é muito grande, temos fila de espera desde abril de 2016. A castração animal é uma decisão muito importante para se ter o controle populacional das espécies, mas principalmente para evitar doenças (no caso das fêmeas), os cuidados preventivos que garantem uma vida mais longa, com qualidade.”

Vale ressaltar que o Debea já realizou este ano um mutirão em maio na Vila Alvorada, com 220 animais castrados; outros dois já estão programados para a realização: 17 de junho, no Parque Residencial Almerinda Chaves; e no dia 15 de julho, bairro Cidade Nova, completando a quarta edição de cirurgias neste semestre. Além dos mutirões que são programados para reduzir a fila de espera, o Departamento realiza três procedimentos durante a semana, seguindo a ordem de solicitações feitas pelo telefone 156.

Antonia Valduila e a filha Luana levaram a sapeca Safira, um cãozinho de 7 meses, os gatos Diego (4 meses) e Simba (também de 7 meses) para castração. “É muito importante e necessário, eles ficam menos agressivos, os gatos mais caseiros e saudáveis. O mutirão é uma iniciativa que merece o nosso apoio.”

 

Assessoria de Imprensa PMJ

Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/06/03/debea-realiza-segundo-mutirao-de-castracao-para-caes-e-gatos/
Leia mais sobre , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br