Reciclagem: experiência feita por escola terá destaque na Semana do Meio Ambiente

Publicada em 01/06/2017 às 19:13

Mostrar uma experiência que está dando certo e envolver mais colaboradores em nome do meio ambiente. Com esse objetivo, a equipe da escola municipal Deodato Janski apresenta, segunda-feira (5), no auditório Elis Regina, no Centro Municipal de Desenvolvimento Profissional e Formação (Complexo Argos), o projeto “Aprendendo a Reciclar.” As inscrições para a atividade, que  integra a programação da Semana do Meio Ambiente, podem ser feitas neste link.

Localizada no Jardim Tarumã, a unidade escolar desenvolve um trabalho de coleta de materiais recicláveis. A ideia partiu dos próprios alunos que se incomodavam com a quantidade de lixo jogada nas vielas do bairro e com os focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti. Com o projeto formulado, a equipe da EMEB iniciou um processo de formação que envolveu os professores, os funcionários e as crianças.

“O próximo passo foi buscar parceiros que fizessem o destino correto dos materiais. Encontramos algumas empresas que fazem o trabalho e firmamos uma parceria”, lembra a vice-diretora, Samira Zenardi.

Além de materiais plásticos, como garrafas pet, em um ano, a Emeb virou ponto de coleta de óleo de cozinha, escova de dente, embalagens, pilhas e até esponjas de uso doméstico. “Recebemos da comunidade e encaminhamos para as empresas. O plástico, por exemplo, vai para o presídio de Franco da Rocha. Já as esponjas vão para a empresa TerraCycle, líder global na solução de materiais de difícil reciclabilidade, para serem transformadas na matéria-prima chamada Pellet, que é usada na construção de vasos, baldes e bancos”, explica.

Nova fase

Consolidado na comunidade do bairro, o projeto, iniciado em 2016, começou a se expandir, atingindo escolas municipais, comércios e moradores de várias regiões do município.  “Neste momento, o foco é conseguir mais colaboradores e já temos alguns. Escolas privadas e do Sistema Municipal de Ensino  trazem para nós os resíduos”, comemora a vice-diretora. “Agora vamos apresentar esse projeto na Semana do Meio Ambiente. Será uma oportunidade importante para divulgarmos esse trabalho feito pela escola e pela comunidade, e que está dando certo”, acrescenta Samira.

Toda a renda obtida com o “Aprendendo a Reciclar” é revertida em melhorias para a unidade escolar.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/06/01/reciclagem-experiencia-feita-por-escola-tera-destaque-na-semana-do-meio-ambiente/
Leia mais sobre , , ,

Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br