Vários segmentos se reúnem em palestra sobre trânsito e transporte seguro

Publicada em 29/05/2017 às 16:02

A Unidade de Gestão de Educação e a de Mobilidade e Transporte, em parceria com a Rota das Bandeiras, por meio do Programa Rota da Educação, promoveram nesta segunda-feira (29) uma palestra com o tema “Trânsito e transporte seguro de crianças”. A atividade reuniu educadores do Sistema Municipal de Ensino, Guardas Municipais, agentes de trânsito, motoristas da Prefeitura de Jundiaí e transportadores escolares, no auditório Elis Regina, no Centro Municipal de Desenvolvimento Profissional e Formação, no Complexo Argos.

A pedagoga e consultora de segurança viária, Roberta Mantovani, destacou todas as maneiras de transportar as crianças, enfatizando desde um passeio a pé até uma viagem de ônibus. “É fundamental que o adulto sirva de modelo e conheça as regras, porque temos que desmistificar a ideia de que os acidentes de trânsito são ocasionados pelo acaso. Eles são passíveis de prevenção e cabe a todos nós mudarmos a condição de violência no trânsito”, ressaltou.

Durante a conversa, a consultora aproveitou para lembrar a importância dos programas que focam na educação do trânsito. “A escola é formadora de opinião e uma referência para as comunidades. Temos que trabalhar com esses programas para que, gradativamente, eles possam refletir na sociedade, como processo cultural”, disse.

Para a diretora do Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação, Claudete Pereira, a atividade foi positiva. “Envolvendo vários segmentos, em especial as escolas, chegamos até a comunidade. Hoje, os índices de acidentes e os gastos ocasionados na área de saúde são altos. Só com conhecimento se transforma essa realidade”, afirmou.

A responsável pela Divisão de Educação de Trânsito da Unidade de Mobilidade e Transporte, Juliana Maria Maia, acrescentou que a palestra também vem ao encontro e integra a programação do mês Maio Amarelo, movimento que propõe uma reflexão sobre o trânsito. “O objetivo é justamente esse: levar informação e chamar a atenção para as questões relativas ao trânsito em todo o mundo”, ressaltou Juliana.

Foto: Fotógrafos PMJ

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/29/varios-segmentos-se-reunem-em-palestra-sobre-transito-e-transporte-seguro/
Leia mais sobre , , ,