Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho

Publicada em 26/05/2017 às 19:22

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe, tem agora até o dia 09 de junho para ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), das 8h30 às 16h30, e garantir a sua proteção.

O público-alvo continua sendo crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais de saúde. Este ano, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ampliou a cobertura para educadores, policiais civis e militares, bombeiros, funcionários da Defensoria Pública, promotores do Ministério Público, procurador da Procuradoria Geral e Guardas Municipais.

Em Jundiaí, de 17 de abril a 26 de maio, a campanha de vacinação contra a Influenza imunizou 81.491 pessoas. De acordo com o último levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, 8.821 doses foram aplicadas em profissionais da saúde (83,24% cobertura vacinal) e 39.704 idosos tomaram a vacina (78,89%). Entre as crianças, 10.505 doses já foram aplicadas (49,11%) e entre as gestantes, foram 2.180 vacinas (53,77%). Com uma cobertura vacinal de 81,53%, 543 puérperas foram imunizadas.

Vale reforçar que a vacina disponibilizada protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Além de segura, a vacina é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

Para tomar a vacina basta comparecer a UBS mais próxima de sua residência munido da carteira de vacinação (se tiver). Para os grupos recém-incluídos é necessária a apresentação de um comprovante do exercício da profissão.

Assessoria de Imprensa



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/26/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-9-de-junho/
Leia mais sobre , ,

Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br