Divisão Florestal fala sobre Educação Ambiental em EMEB na Vila Helena

Publicada em 23/05/2017 às 18:41

Para despertar o interesse das crianças e conscientizá-los sobre a importância de se proteger a natureza, os GMs Darlei e Leonardo – patrulheiros da Divisão Florestal/Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – ministraram palestra para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da EMEB Antônio Loureiro, na Vila Helena, abordando temas sobre a influência do homem na natureza e as belezas naturais da Serra do Japi, destacando a sua riqueza hídrica, além da grande variedade em espécies da fauna e flora.

Recursos audiovisuais ilustraram a apresentação, com a realização de brincadeiras de adivinhação sobre o nome dos animais que habitam a reserva ecológica. A participação de professores e alunos foi efetiva, e antecipa os trabalhos nas unidades educacionais da rede municipal para a realização da Semana do Meio Ambiente 2017, que acontece em Jundiaí entre os dias 3 e 10 de junho, com programação de atividades definida pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), incluindo palestras, ações de educação ambiental e exibição de vídeos, dentre outras atividades.

As crianças também aprenderam que os guardas municipais que trabalham na Divisão Florestal – inicialmente denominada Corpo de Vigilantes e depois Grupamento Florestal – cuidam da Serra do Japi, com seus pequenos e grandes animais, aves e borboletas, uma infinidade de plantas. Um setor que foi criado na Guarda Municipal de Jundiaí com o objetivo de promover a conscientização mais ampla sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, em especial a Serra do Japi, reafirmando o compromisso da atual Administração municipal em promover ações de vivência ambiental na educação, as crianças estudando de perto a Serra do Japi.

A Divisão Florestal tem como coordenador geral o inspetor Paulo Henrique Soares e conta com uma equipe formada atualmente por 30 patrulheiros ecológicos. Tem uma rotina diária ampla, pontual e efetiva no que se propõe, cuidando da reserva também aos finais de semana e feriados, além da fiscalização e preservação. O GM Darlei ressaltou a importância da conscientização ambiental. “Educando o jovem hoje sobre a proteção e preservação da Serra do Japi, a natureza como um todo, teremos no futuro um adulto consciente”, destacou.

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: Assessoria de Imprensa GMJ



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/23/divisao-florestal-fala-sobre-educacao-ambiental-em-emeb-na-vila-helena/
Leia mais sobre , , , , ,

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br