IPEM aprova Bancadas de aferição de hidrômetros da DAE

Publicada em 22/05/2017 às 15:45

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) aprovaram, este mês, as Bancadas do Laboratório de Aferição de Hidrômetros da DAE Jundiaí. Segundo eles, os equipamentos estão adequados, em especial no que se refere ao volume de água testado e ao preciso funcionamento dos medidores. A visita técnica segue a Portaria 246/2000, do Inmetro.

“A equipe do IPEM calibra todos os equipamentos, avalia se os volumes dos tanques de armazenamento e a quantidade de litros de água estão corretos para teste”, explica o gerente de Controle de Perdas, Osmar Aparecido Raphael.

A aferição das Bancadas é realizada anualmente. Já os testes com os hidrômetros fazem parte da rotina da DAE. “Testamos novos aparelhos quando comprados e também os usados, em casos de reclamação por parte do munícipe. Os hidrômetros são 100% aferidos, inclusive os que são substituídos nos imóveis”, conta Osmar.

Com a vistoria dos equipamentos, as Bancadas ganham um selo de aprovação do Inmetro. “Recebemos elogios da equipe do IPEM com relação ao laboratório, manutenção e conservação, fruto de um trabalho em conjunto de todos os funcionários da Seção de Hidrometria da DAE”, acrescenta.

Cuidados

Hoje, há 111 mil ligações de água na cidade. Os hidrômetros que apresentam alterações na medição são levados ao Laboratório. Nos casos em que não há violação do aparelho ou o uso é superior a cinco anos, a troca não é cobrada pela DAE. Nos demais, há uma taxa variável de acordo com o tipo de imóvel (residencial, comercial ou industrial).

Segundo a engenheira química e aferidora da DAE, Ana Carolina Eugênio, para garantir a eficiência do hidrômetro, o ideal é usar a caixa padrão, que protege o equipamento e evita furtos. Manter o aparelho limpo e protegido também é importante, facilitando a leitura e a identificação dos selos da DAE e do Inmetro.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí



Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/22/ipem-aprova-bancadas-de-afericao-de-hidrometros-da-dae/

Galeria de imagens desta notícia

Clique na imagem para fazer o download do arquivo na resolução original



Sala de Imprensa | Desenvolvido por CIJUN
www.jundiai.sp.gov.br