Defesa Civil participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem 2017

Publicada em 22/05/2017 às 15:12

A equipe técnica da Defesa Civil de Jundiaí participou, na quinta-feira, 18, da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem 2017. Outros 53 municípios – dos 90 convidados –  também estiveram representados. Organizado pela Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, o evento foi realizado no auditório da Faculdade Municipal Franco Montoro, em Mogi Guaçu-SP.

Para o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel-PM Mauro Minoro Takara, o objetivo principal da oficina foi o de capacitar os participantes para atuações em situações de emergência e desastres, envolvendo ocorrências de fogo em matas.

“Todos os participantes se envolveram aqui em atividades teóricas e práticas, incluindo, principalmente, técnicas de combate a incêndio em coberturas vegetais. Alguns em caráter de reciclagem, outros, de especialização. E, com o conteúdo desta oficina associado aos nossos procedimentos técnico-administrativos, já nos consideramos aptos para o enfrentamento das consequências advindas deste período em nossa cidade, o que se denomina Operação Estiagem 2017”, disse o coronel Minoro.

Conexão

De forma experimental, a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem 2017 inovou em busca de facilitar o aprendizado. Com o apoio de um aplicativo específico da Midiacode, empresa de tecnologia, cada participante pôde conectar-se e capturar todo o conteúdo da oficina em seu smartphone, de forma bastante fácil e organizada. Como exemplos, estão os slides apresentados pelos palestrantes, programações de eventos, dentre outros.

Operação Estiagem

Durante a Operação Estiagem 2017, que iniciou em 1 de maio e vai até o dia 30 de setembro, a Defesa Civil de Jundiaí realiza várias ações na cidade, com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade da prevenção de riscos inerentes ao período de seca, além de oferecer apoio ao Corpo de Bombeiros em ações de combate.

Todas as unidades de gestão da Prefeitura de Jundiaí estão comprometidas nessas ações, de acordo com decreto municipal, publicado no início deste ano e que instituiu a Força-Tarefa Intersecretarial.

Foto: divulgação

Link original: https://saladeimprensa.jundiai.sp.gov.br/2017/05/22/defesa-civil-participa-de-oficina-preparatoria-para-a-operacao-estiagem-2017/
Leia mais sobre , , , ,